UOL

São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Serviços prestados
O Planalto prometeu recompensar os cinco governadores do PMDB que trabalham para levar o partido a apoiar Lula. A Luiz Henrique (SC), por exemplo, o governo federal disse que fará de tudo para que o PT integre a sua base na Assembléia.

Ponto de vista
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que trocou o discurso oposicionista pelo governista, conseguiu do Planalto a retomada das obras no porto de Suape. A União avaliará também a possibilidade da instalar uma refinaria da Petrobras no Estado.

Entre tapas e beijos
Joaquim Roriz (PMDB-DF) e Germano Rigotto (PMDB-RS) receberam do Planalto a promessa de que o PT dará uma trégua às suas administrações. Já o paranaense Roberto Requião indicará um diretor para Itaipu.

Nem tanto
Sem apoio de deputados da base governista, o projeto que prevê até um ano de solitária, 23 horas por dia, para quem praticar crimes hediondos será modificado. O prazo cairá para seis meses e haverá ao menos duas horas por dia de banho de sol.

Uso particular
A página de Paulo Octávio (PFL-DF) no site do Senado (www.senado.gov.br) apresenta um link para acessar as "Organizações Paulo Octávio", onde estão à venda imóveis construídos pela empresa do parlamentar pefelista em Brasília.

No chuveiro
Já na página de Magno Malta (PL-ES) é possível ouvir trechos da nova música gravada pelo senador, cantor de pagode gospel nas horas vagas. Também há fotos dele com Lula, Jô Soares e outras estrelas da TV.

União fraterna
PT e PL estão próximos de reeditar em São Bernardo do Campo, cidade onde mora o presidente, a aliança que elegeu Lula e José Alencar. Os liberais vão indicar um empresário para apoiar a candidatura de Vicente Paulo da Silva à prefeitura.

Sob protesto
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) deixou a Agência Nacional de Saúde Suplementar. Alega que o órgão não consegue nem controlar os reajustes dos planos de saúde.

Reengenharia social
O governo Geraldo Alckmin (PSDB-SP) congelou R$ 1,5 mi em verbas da Secretaria da Cultura para entidades que prestam serviços na área social. Alega estar reavaliando os contratos.

Literatura de bolso
Enquanto Cláudia Costin (Cultura) implanta sua "filosofia empresarial" no governo, projetos como o "Quem conta um conto, aumenta um canto", que atende 250 crianças na periferia de SP, correm o risco de ser desativados. Os funcionários estão sem salário desde janeiro.

Linha tênue
O jornal digital cubano "Granma" (oficial) tem elogiado Lula dizendo que, após três meses de governo, o petista "mantém os pronunciamentos radicais". Já o FMI não se cansa de aplaudir a receita ortodoxa aplicada pelo governo do Brasil na condução da política econômica.

180 graus
O PT, que em 1999 suspendeu Eduardo Jorge por votar a favor da CPMF, agora pode punir quem ficar contra a prorrogação da contribuição. À época, o então deputado federal desafiou os economistas do PT a montar um Orçamento sem os recursos oriundos da CPMF.

Visitas à Folha
Jorge da Cunha Lima, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, visitou ontem a Folha.
 
Cláudio Weber Abramo, secretário-geral da Transparência Brasil, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do deputado estadual Cândido Vaccarezza (PT-SP), sobre o tucano Luiz Carlos Hauly ironizar a gestão Marta (SP) dizendo que a prefeita pode ensinar a Bush como destruir uma cidade grande sem ter de usar bombas:
- Marta está reconstruindo São Paulo. É o modo peessedebista de governar que se espelha em Bush, que destruiu o passado mesopotâmico e tenta exterminar o futuro.

CONTRAPONTO

Um oceano entre nós

José Dirceu, chefe da Casa Civil, avisou durante uma reunião de líderes no Planalto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria almoçar dali a pouco com o ex-governador Itamar Franco, que era cotado para assumir a Embaixada do Brasil em Roma.
Lá pelas tantas, Dirceu atende a um telefonema interno, põe o paletó e pede desculpas para sair por um instante:
- Vou dar a boa notícia sobre a embaixada em Roma, justificou aos líderes presentes.
- Para o Itamar?- indagou o pernambucano Eduardo Campos, líder do PSB na Câmara dos Deputados.
E Dirceu, às gargalhadas:
- Não! Primeiro, vou dar as boas novas ao Aécio Neves, que é o maior interessado! Ele liga todo dia para saber!
Os parlamentares caíram na gargalhada. A maldade entre eles é que o tucano está louco para ver Itamar pelas costas...


Próximo Texto: Agenda suspensa: Governo recua e transfere autonomia do BC para 2004
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.