São Paulo, terça-feira, 27 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É cedo para avaliar governo, afirma Serra

Tucano aponta como boa aprovação de 39% no Datafolha; segundo correligionários, ele ainda não está satisfeito com o ritmo da gestão

Serra minimiza alto índice de reprovação ao sucessor Kassab (PFL) na prefeitura, afirmando que "avaliação vai tender a melhorar"


CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recorreu ontem à exigüidade de tempo para justificar seu desempenho na pesquisa Datafolha -que ele apontou apenas como "bom". Mesmo dizendo que o resultado é positivo, Serra repetiu que "é muito cedo ainda para avaliar o governo".
"Não temos três meses ainda. No meio, ainda houve o Carnaval", afirmou o governador, acrescentando que ficava "feliz" com o resultado. Mas que não tem "ilusão, dúvida, de que não é uma avaliação sólida". "Porque falta tempo. É preciso consolidar. É preciso avançar. É muito pouco tempo para avaliar um governo", afirmou.
Segundo tucanos, Serra ainda não está satisfeito com o ritmo de seu governo e, como temia números negativos, recebeu a pesquisa até com certo alívio. No tucanato, chega-se a avaliar que a aprovação de 39% dos eleitores (com ótimo ou bom) se deve mais à imagem de Serra do que à administração.
Ainda assim, é melhor do que os tucanos que o antecederam. Em suas conversas, Serra lembrou que, além do Carnaval, os primeiros meses de mandato foram abalados pelo acidente na linha 4 do metrô -de origem alheia a sua responsabilidade- e por enchentes.
Para explicar a melhor performance do governador de Minas, o também tucano Aécio Neves, Serra teria alegado que não é possível comparar os dois cenários, até porque, na sua opinião, a imprensa em São Paulo é muito mais ácida.
O governador lembrou ainda a assessores que obtivera o pior resultado desde Jânio Quadros na avaliação dos cem primeiros dias à frente da Prefeitura de São Paulo, quadro que reverteu três meses depois. Em abril de 2005, só um quinto, ou 20%, dos paulistanos haviam considerado sua gestão ótima ou boa, 35%, regular, e 37%, ruim ou péssima.
Após solenidade ontem em estação de metrô, Serra disse que seria necessário decompor os números para entender por que é mais bem avaliado no interior. Ele negou que esse seja um reflexo da decisão de deixar a prefeitura para concorrer ao governo. Sobre o baixo índice de aprovação de seu aliado e sucessor Gilberto Kassab (PFL), disse que, a seu ver, "a prefeitura vem vindo bem. E sua avaliação vai tender a melhorar".
Na estação do metrô da Barra Funda para o lançamento do bilhete fidelidade -com desconto de 8,7% na compra de 20 tíquetes-, Serra recebeu declarações de apoio e ouviu críticas, como a má qualidade de transporte e falta de livros da escola.
Um passageiro que se identificou como José Caetano da Silva, de 23 anos, foi conduzido por dois seguranças até o posto policial após xingar o governador no saguão do metrô. Segundo o inspetor Caetano, que determinou a detenção, o rapaz foi liberado logo depois.


Texto Anterior: Congresso: No portal do Senado, PT indica blogs que atacam a imprensa
Próximo Texto: Datafolha: Prefeitos do Rio e de Belo Horizonte comemoram resultados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.