São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

Banda larga é dez vezes mais cara no Brasil do que em países ricos

MARINA LANG
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil paga dez vezes mais por acesso à conexão banda larga do que países desenvolvidos, segundo estudo divulgado ontem pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Enquanto na renda mensal dos brasileiros o gasto médio com o serviço custava, proporcionalmente, 4,58% do valor total per capita do ano passado, nos países desenvolvidos a mesma relação gravitava em torno de 0,5%.
De acordo com o instituto, os fatores que contribuem para o alto preço são: baixa competição, elevada carga tributária e baixa renda da população.
No final de 2008, dos 58 milhões de domicílios brasileiros, 79% (46 milhões) não tinham acesso à internet.
Segundo o instituto, a banda larga chega a somente 3,1% dos domicílios rurais brasileiros, o que representa 266 mil residências de um total de 8,6 milhões.
Estados isolados como Roraima e Amapá têm acessos residenciais praticamente inexistentes. No Nordeste, a banda larga chega a menos de 15% dos domicílios.


Texto Anterior: Outro lado: Ministério nega critério político para escolha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.