São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

Procurador faz denúncia contra 4 magistrados

FREDERICO VASCONCELOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro magistrados da Justiça Federal em São Paulo suspeitos de vender sentenças, seis advogados, quatro empresários, um procurador da Fazenda Nacional e uma servidora da Receita foram denunciados ao STJ no inquérito da "Operação Têmis".
As investigações, iniciadas em 2006, visavam uma suposta quadrilha que burlava o fisco. Descobriu-se depois a ligação do grupo com magistrados que proferiram decisões favoráveis a bingos. O subprocurador-geral Francisco Dias Teixeira protocolou ontem a denúncia no Superior Tribunal de Justiça. O nome dos denunciados não foi divulgado -o inquérito corre sob segredo.
A investigação começou no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP) a partir da delação contra um juiz federal. Os intermediários obtinham decisões judiciais para liberar mercadorias importadas irregularmente; apagar indevidamente débitos na Receita; reabilitar indevidamente empresas junto ao fisco e obter compensações fiscais irregulares.
O advogado Luiz Roberto Pardo é suspeito de intermediar as transações entre juízes e empresários. Em 20 de abril de 2007, a PF realizou diligências de busca e apreensão nas residências e nos gabinetes dos desembargadores Nery da Costa Júnior e Alda Basto, e dos juízes Maria Cristina Cukierkorn e Djalma Moreira Gomes. Também foi alvo da operação o procurador da Fazenda Sérgio Ayala.


Texto Anterior: Maranhão: Promotoria usa outdoor para divulgar ações contra políticos
Próximo Texto: Executiva do PT desaprova aliança com PSDB em BH
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.