São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Da euforia ao pânico

Marcelo Casal JR/ABr


Em longa entrevista à Agência Brasil, o presidente do Banco Central questionou os "analistas", antes "eufóricos" e agora em "pânico", e avisou que vai mirar o centro da meta de inflação, na decisão sobre a alta nos juros. Ganhou os louvores do blog de Míriam Leitão e os ataques do blog de José Dirceu.
Escrevendo sobre a inflação dos Brics, a "Economist" aconselha que evitem o erro dos países ricos nos anos 70, de manter uma política monetária "frouxa". Mas é precisamente o que Ma Hongman, do canal de notícias de Xangai, defendeu no "China Daily". Argumenta que elevar juros para combater inflação que vem de fora, do petróleo, vem se mostrando ineficaz.

A MOEDA COMUM
O "Café com o Presidente" levou a união sul-americana de volta à cobertura, agora pelas agências financeiras. Thomson Financial e Bloomberg noticiaram que a América do Sul estuda criar "uma moeda e um banco central comuns, na linha da zona do euro da União Européia". Mas que a Colômbia, "maior aliado dos EUA", resiste à Unasul.

LULA VAI A URIBE
Sobre o "Café", a Reuters deu que Lula "vai à Colômbia promover o Conselho de Defesa". Da cúpula em Brasília, dias atrás, o "El Tiempo" ressaltou que o colombiano Alvaro Uribe "rechaça" o conselho, mas o concorrente "El Espectador" destacou que, "apesar de não assinar, a presidência esclarece que não se opôs a manter estudos da questão".

SEM FOCO?

americas-society.org


A revista trimestral da Americas Society, entidade de política externa dos EUA voltada à América Latina, leva por título "Subindo" e avalia as "inovações" em "mobilidade social". Em suma, questiona Bolsa Família e outros programas "focalistas" e defende um retorno à abordagem "universalista".
Do outro lado, o "Financial Times" deu elogiosa reportagem do Opportunity NYC, "programa de transferência de renda" no Brooklyn. Com foco.

ANO DA MUDANÇA

ft.com


Chad Hurley, fundador do YouTube, deu entrevista em vídeo ao "FT" e saudou "o que está acontecendo na eleição americana" como um "turning point" na influência dos vídeos na política. Mas "as redes de TV", diz ele, vão sobreviver

TV CIDADÃ

ireport.com e youtube.com/user/citizennews


O YouTube lançou na semana passada o Citizen News, seu canal para os "repórteres cidadãos" que "estão aí mudando o mundo do jornalismo, ao redor do mundo". Vem na cola do recém-criado I-Report, site da CNN em tudo semelhante às páginas do YouTube, e dos congêneres You Witness News (Yahoo e Reuters), Your News (BBC), Newsvine (NBC) etc.

ESCLARECIMENTO

Deu na Folha Online, na coluna Zapping, e ecoou por Blue Bus e sites de mídia que a Pantanal estuda notificar o jornalismo da Globo, "pedindo esclarecimento sobre a notícia de que um avião da empresa havia caído em São Paulo". É aquela história que avançou por CNN e várias centenas de sites ao redor do mundo. "A Globo", segundo os sites, "só vai se manifestar se for mesmo notificada".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Relações exteriores: Unasul é realização de sonho e vitória contra céticos, diz Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.