UOL

São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Stedile, burguesia produz "tensionamento"

DA AGÊNCIA FOLHA

O líder sem terra João Pedro Stedile disse que está sendo feita "tempestade em copo d'água" em relação a declarações que deu no Rio Grande do Sul. E sugeriu que a "burguesia usa a mídia" para gerar "falsos tensionamentos" envolvendo o governo federal e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
"A burguesia brasileira está usando a mídia como partido ideológico, criando falsos tensionamentos", disse Stedile ontem, em Aracaju (SE), durante evento sobre a Alca promovido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e pelo MST.
Questionado sobre o que seriam esses "tensionamentos", Stedile citou o episódio em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o boné do MST.
Segundo o seu raciocínio, o gesto representou uma tentativa do governo federal de empreender mudanças no país. Isso, ainda segundo as suas palavras, causa a reação da "burguesia", que usaria a imprensa para combater essas mudanças.
Na cidade de Canguçu (RS), na quarta-feira, Stedile disse que "a luta camponesa abriga hoje 23 milhões de pessoas". "Do outro lado, há 27 mil fazendeiros. Essa é a disputa."
Em seguida, completou: "Será que mil perdem para um? É muito difícil. O que nos falta é nos unirmos. Não vamos dormir até acabarmos com eles [os latifundiários]".

Invasão e marcha
Cerca de cem famílias ligadas ao MST invadiram ontem a fazenda Uberaba, no município de Bonito (130 km de Recife, PE). A área tem aproximadamente 600 hectares e fica a 2 km da rodovia PE-103.
Os cerca de 400 sem-terra invadiram a área por volta das 5h. Até o final da manhã, já haviam erguido 70 barracos. Segundo a Polícia Militar, a invasão foi pacífica e a situação era tranquila.
No Rio Grande do Sul, o MST reiniciou ontem pela manhã a marcha a São Gabriel, na região central do Estado. O mau tempo havia obrigado os cerca de 800 manifestantes a interromper a caminhada na terça-feira passada.


Texto Anterior: Tensão política: General vê situação no campo "dentro da normalidade"
Próximo Texto: FHC culpa sem-terra por "instabilidade"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.