São Paulo, segunda-feira, 27 de julho de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel

VERA MAGALHÃES (interina) - painel@uol.com.br

Efeito dominó

A comissão de sindicância que investigou a farra das passagens aéreas na Câmara esbarrou em outras duas acusações paralelas. Nos depoimentos tomados, dois funcionários relataram a existência de assessores fantasmas e de ao menos um deputado que embolsaria parte dos salários de seus subordinados.
Os testemunhos foram incluídos no relatório final do trio que assinou a sindicância mas, como eles não tinham competência para ir adiante, os casos não foram aprofundados. Caberá ao deputado ACM Neto (DEM-BA), o corregedor da Casa, decidir se (e como) as apurações terão seguimento.




Em frente. "Não existe embargo. Se houver denúncia consistente, vamos investigar", antecipou-se ACM Neto, falando em tese por não ter tido acesso às acusações.

Sem fôlego. Não se sabe se foi a crise do Senado, mas o líder do DEM, José Agripino (RN), foi parar no estaleiro. Com forte bronquite, passou o fim de semana à base de nebulizações e antibióticos.

Ah, tá. Do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), negando qualquer iniciativa revanchista contra os algozes de José Sarney (PMDB-AP): "Não é isso que me caracteriza. Sou um conciliador, me dou bem com todo mundo".

Firula. O advogado de Marcos Valério no processo do mensalão, Marcelo Leonardo, tem anunciado a colegas que deve impetrar no segundo semestre um recurso para que o julgamento pare e passe a correr na primeira instância, já que seu cliente e outros não tem foro privilegiado.

Além-mar. Na volta do recesso, o julgamento do mensalão entra numa fase internacional. Serão ouvidas as testemunhas no exterior, por carta rogatória. Só José Dirceu arrolou em sua defesa duas pessoas em Portugal.

Coincidência. Em meio às negociações para a venda de caças para a FAB, os franceses concederam a Murilo Marques Barboza, braço-direito do ministro Nelson Jobim e futuro presidente da Infraero, a Ordem Nacional do Mérito do governo da França.

Devagar... Celebradas em Assunção, as concessões feitas pelo Brasil ao Paraguai relativas a Itaipu vão enfrentar resistência no Congresso. "Se a situação dos 350 mil brasileiros que estão lá não for resolvida, este acordo não passa", sentencia o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

...com o andor. O Paraguai foi o último integrante do Mercosul a aprovar o acordo de residência mútua de cidadãos dos países-membros. Mas ele ainda precisa ser referendado junto ao bloco, uma formalidade que Fernando Lugo até hoje não atendeu.

O favorito. Ao nomear o ex-prefeito de Recife João Paulo (PT) para a pasta de Articulação Regional, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), quer fortalecer seu preferido à disputa para o Senado. Com apoios no interior, João Paulo poderá vencer o grupo de Humberto Costa na briga interna.

Com a barriga. Seguindo a orientação de Lula, ala majoritária do PT de São Paulo já admite a possibilidade de apoiar Ciro Gomes (PSB) para o governo do Estado. Mas todo mundo concorda que não há razão para qualquer anúncio definitivo por ora.

Cabo de guerra. O senador Mário Couto (PSDB-PA) avisou ao ex-governador do Pará Simão Jatene que não abrirá mão de disputar as prévias para escolher o candidato tucano ao governo em 2010.

De olho. O Ministério da Justiça quer criar uma Ouvidoria Federal de Polícia, responsável pelo controle externo das atividades da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Da mesma forma que o presidente Lula e o PT confundem o público com o privado, como evidenciam os escândalos, o nacionalismo lulista não passa de populismo desvairado."


Do deputado federal JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), sobre o discurso estruturado pelo governo para a candidatura Dilma Rousseff, de fortalecimento da presença estatal na economia.

Contraponto

Showman

O ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) roubou a cena no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, na quarta-feira, ao entremear seu discurso com vídeos mostrando depoimentos das pessoas beneficiadas por programas da agricultura familiar.
Lula ficou bastante impressionado:
- Essa apresentação do Cassel, aqui, é digna de ele apresentar o próximo Oscar em Hollywood.
O ministro deu um sorriso encabulado e as risadas estouraram na plateia, o que levou Lula a dar o fecho:
-Se a Globo ou o SBT virem você, adeus Gugu, adeus Faustão....


Próximo Texto: Petrobras paga R$ 203 mi a empresa devedora da União
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.