São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Nove veículos oficiais foram usados para levar prefeitos e vereadores a comitê; uso em eventos políticos contraria a lei

Ato pró-Maluf tem uso de carros oficiais

JOÃO CARLOS SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Nove carros oficiais de seis prefeituras e câmaras do interior e da Grande São Paulo foram usados ontem por prefeitos e vereadores que foram a um ato de apoio ao candidato do PPB ao governo paulista, Paulo Maluf.
O uso de carros oficiais em eventos políticos, também já flagrado neste mês em atos dos candidatos José Genoino (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), é irregular por contrariar a lei 9.504, segundo o promotor de Justiça Eleitoral Arnaldo Hossepian Jr.
A lei trata do comportamento que agentes públicos devem assumir durante campanhas eleitorais. Segundo a regra, é proibido aos agentes "ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes" a municípios, Estados e União.
Como no caso de adversários de Maluf, o uso dos veículos oficiais deverá ser investigado pelo Ministério Público de São Paulo, segundo o promotor Hossepian Jr..
Comprovada a irregularidade, os agentes poderão ser multados. Em casos extremos, em que fica comprovado que o candidato tinha conhecimento da ilegalidade, pode haver também cassação.

Ato suprapartidário
Os carros foram flagrados pela Folha chegando a um comitê suprapartidário de Maluf na Vila Nova Conceição (zona sul de SP). No evento, o pepebista recebeu apoio de prefeitos do PMDB e do PFL, partidos que não integram a coligação de Maluf (além do PPB, PL, PSDC e PTN).
Outros veículos estavam em ruas próximas ao comitê. Só de Itapecerica a reportagem encontrou três carros, um deles do presidente da Câmara, Valdomiro de Freitas Dias (PSDB).
Todos os veículos oficiais -quatro com placas de prefeituras e câmaras e cinco com chapas brancas- estão registrados em fotos feitas ontem pela Folha.
Os carros com placas que identificam os poderes Executivo e Legislativo são dos municípios de Artur Nogueira (151 km de SP), de Cafelândia (427 km), de Agudos (325 km) e de Itapecerica da Serra (33 km). De Itapecerica havia ainda outros dois carros com chapas brancas. Os outros veículos com essa característica eram de Várzea Paulista e Jarinu.
Procurada pela Folha, a assessoria de imprensa de Maluf informou que o presidente do diretório regional do partido, Jesse Ribeiro, deveria ser procurado para falar sobre o assunto. Ribeiro disse considerar o uso de carro oficial "fora de propósito" e afirmou que no PPB há uma determinação para correligionários não usarem os veículos em atos políticos.
Na semana passada, ao participar da série "Candidatos na Folha", Maluf mencionou o assunto, na época envolvendo o PT, como uso de "meio dúzia de carros" e gasto de "15 litros de gasolina".



Texto Anterior: Governadores: Em SP, campanha do PSDB será investigada
Próximo Texto: Outro Lado: Participantes de evento negam o uso de veículos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.