São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

"Glauber era um gênio", diz senador sobre cineasta, que filmou sua posse em 1966

DA REPORTAGEM LOCAL

"Glauber era um gênio." O ex-presidente José Sarney se entusiasmou ontem ao lembrar que fora protagonista de um documentário do cineasta Glauber Rocha.
"Ele teve a genialidade de colocar o meu discurso no documentário. Ele mudou a ciclagem da minha voz e a minha voz parece no filme uma voz de fantasma. Aquela realidade miserável que ele filmava e a voz do fantasma por trás falando." Sarney se refere a "Maranhão 66", um documentário sobre sua posse como governador do Maranhão, em 1966.
No documentário, o discurso de posse de Sarney é acompanhado por cenas de miséria no Estado. Algumas imagens foram usadas em "Terra em Transe" (1967), considerado o filme mais importante de Glauber. Segundo ele, numa cena em que o personagem do ator José Lewgoy aparece de costas, quem estava ali era Sarney.
"Uma vez o Glauber chegou à minha casa, duas horas da manhã. Ele era uma criatura fora de qualquer parâmetro a que a gente possa submeter. Aí ele chega e diz assim: "Vim aqui, porque de manhã vou ao general Golbery [do Couto e Silva] dizer que você tem de ser o ministro da Educação."
Sarney afirmou que Ferreira Gullar, de quem é conterrâneo, "é hoje o maior poeta brasileiro" e que "Poema Sujo" é uma das maiores obras da nossa literatura.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.