São Paulo, quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blairo monta comitiva para ver obras da Copa do Mundo na África

Das 35 pessoas que participarão da viagem, 22 terão as despesas pagas pelo governo de Mato Grosso

RODRIGO VARGAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

Acompanhado de uma comitiva de 34 pessoas, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), inicia na próxima segunda-feira uma visita oficial de cinco dias à África do Sul. O governo vai pagar as despesas de 22 integrantes da comitiva.
O objetivo da viagem, segundo a assessoria de Blairo, é conhecer de perto "erros e acertos" do país na organização da Copa do Mundo de futebol de 2010. Cuiabá será uma das 12 sedes da competição em 2014.
A comitiva incluirá dez secretários de Estado, entre eles a primeira-dama, Terezinha Maggi, titular da pasta de Trabalho, Emprego, Cidadania e Ação Social. Também viajarão os prefeitos de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e Várzea Grande, Murilo Domingos (PR).
O lado não governamental da comitiva será formado por representantes de sindicatos de segmentos como bares, turismo e bufês e quatro representantes de empresas de construção civil -Plaenge, SM e Ginco.
"Essa viagem à África do Sul será muito pouco diplomática e muito executiva", disse Blairo. A viagem recebeu críticas na Assembleia. O deputado Percival Muniz (PPS), da base aliada ao governo, disse que a comitiva pode terminar prejudicando a imagem do governador.
O governo de Mato Grosso disse que bancará as despesas de servidores estaduais -22, ao todo, incluindo Blairo e sua mulher-, mas não divulgou o valor total dos gastos. A Folha apurou que o custo em diárias internacionais, segundo tabela publicada anteontem no "Diário Oficial", será superior a US$ 45 mil -cerca de R$ 90 mil. Sobre passagens, a Secretaria de Comunicação disse que o custo será descontado do orçamento de cada secretaria.
O secretário de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá não respondeu as ligações da Folha. A assessoria do prefeito de Várzea Grande disse que o município bancará apenas as passagens aéreas, em classe executiva. O mesmo será feito com o diretor da Fundação de Saúde do município
Sobre a participação de empreiteiros, o governo disse que o convite foi feito a sindicatos, que indicaram representantes.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Rio Grande do Sul: CPI é instalada; oposição quer ouvir assessores de tucana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.