São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab segue à risca manual de marqueteiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Gilberto Kassab se comportou como o político dos sonhos de qualquer marqueteiro. Em sua primeira eleição como titular de um cargo majoritário, o novo prefeito de São Paulo acatou a maior parte das orientações de sua equipe de comunicação.
Foi um aluno aplicado de técnicas para melhorar sua imagem. Ensaiou gestos, entonação de voz e até movimento das sobrancelhas.
Aos 48 anos e duas décadas de vida pública, o democrata utilizou pela primeira vez nesta campanha um treinamento intensivo de comunicação, coordenado pelo marqueteiro Luiz Gonzalez.
Esforçado, lia a cada semana uma apostila diferente com dicas para melhorar a imagem. Nas ruas, no horário eleitoral e nos debates, colocou as técnicas em prática, a cada dia mais confortável com a performance.
Por sugestão de Gonzalez, por exemplo, passou a se debruçar nas tribunas dos debates do segundo turno e a olhar fixamente para a câmera. A idéia era estabelecer intimidade com o espectador.
Mesmo quando atacado por Marta Suplicy, evitava olhar para adversária. Outra recomendação acatada: gesticular mais e usar as sobrancelhas ao falar. O candidato, se contido, avaliavam seus assessores, poderia transmitir insegurança. Mais relaxado, expressaria "verdade".
Submetido ao que seus assessores chamaram de "imersão" - com gravações ao menos três vezes por semana -, Kassab reproduziu em público expressões comuns ao vocabulário do próprio Gonzalez. Um exemplo: "Marta está "estressadinha'". (LAURA MATTOS)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: Com menos de mil pessoas, festa da vitória reúne amor, ódio e moradores de rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.