São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo

Propostas não indicam como resolver males crônicos de SP

Trânsito e vagas em creches são alguns dos desafios de Kassab no novo mandato

Prefeito reeleito terá de lidar com problemas crônicos da capital paulista; especialistas apontam ações para recuperação


FLÁVIO FERREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo mandato, o prefeito reeleito Gilberto Kassab terá que implantar medidas urgentes para evitar um colapso no funcionamento da cidade e, ao mesmo tempo, levar adiante ações de médio e longo prazo para combater problemas crônicos da capital. Na campanha, porém, o vencedor das eleições apresentou propostas vagas para desatar os nós da metrópole.
A situação que mais se agrava é a dos congestionamentos, principalmente pelo fato de a frota paulistana receber em média 40 mil carros novos por mês. Segundo a pesquisa DNA Paulistano do Datafolha, mesmo nos bairros onde há oferta significativa de transporte público o trânsito é tido como um dos principais problemas.
Segundo Jaime Waisman, da Escola Politécnica da USP, é preciso adotar ações de curtíssimo prazo para recuperar a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). "É preciso reequipá-la com veículos e um sistema de comunicação eficiente, recuperar o sistema de semáforos inteligentes e investir em tecnologia", disse. "É preciso preparar a CET para intervenções rápidas", afirmou.
Porém, no período eleitoral, Kassab disse ter recuperado a companhia de trânsito e não ofereceu planejamento objetivo para aprimorar a empresa.
Alterações no Plano Diretor da cidade para impedir o adensamento urbano em áreas já com forte ocupação também são urgentes, diz Lucila Lacreta, diretora técnica da ONG Defenda São Paulo. Lacreta diz que a medida é fundamental para enfrentar o caos no trânsito e para preservar o subsolo, que já apresenta problemas.
A revisão do Plano Diretor, a principal lei que fixa as regras de ocupação do solo, não será uma alternativa, mas uma obrigação, segundo a legislação municipal. Lacreta lembra a necessidade de novos locais para colocar o lixo- os aterros estão com sua capacidade praticamente saturada-, e de ampliar os níveis de reciclagem.

Falta de creches e médicos
Kassab terá que cumprir a promessa de zerar o enorme déficit no ensino infantil -110 mil vagas para crianças de zero a três anos e 48 mil para as de quatro a seis anos.
Terá ainda que melhorar muito a qualidade do ensino da capital. A nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ministério da Educação para as séries iniciais do ensino fundamental da cidade em 2007 foi "vermelha"- 4,3- e está muito distante das taxas dos países desenvolvidos.
"Para mudar isso é preciso reduzir o número de alunos em sala de aula e investir na capacitação dos professores em conjunto, e não individualmente", afirma Ângela Soligo, da Faculdade de Educação da Unicamp.
Reduzir as filas de espera por consultas e exames especializados é a principal tarefa na área da saúde. Segundo Paulo Elias, professor da Faculdade de Medicina da USP, para enfrentá-la o prefeito terá que "tornar mais eficiente a integração entre as unidades de saúde e encontrar formas para fixar médicos especialistas principalmente nos extremos da cidade".

Infra-estrutura urbana
Revitalizar efetivamente o centro de São Paulo, em especial a região da "cracolândia", também é uma tarefa a ser enfrentada. O urbanista Paulo Bastos diz que, para concluí-la, é preciso implantar "funções de comércio, serviços e moradia, para fazer com que a área passe a ter vida 24 horas por dia".
Já nos extremos da capital, as principais reclamações dos moradores são quanto a buracos nas ruas e à iluminação pública deficiente, segundo apontou a pesquisa DNA Paulistano.
Kassab terá que cumprir a promessa de construir os 24 quilômetros que faltam no Expresso Tiradentes e terá que honrar o compromisso de repassar R$ 1 bilhão ao Estado para a implantação do metrô.


Texto Anterior: Acidente: Prefeito perdeu a ponta do dedo anular quando era criança
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.