São Paulo, quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO

Comissão de Ética pede a Lula demissão de Lupi do Trabalho

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Comissão de Ética Pública da Presidência enviou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um ofício recomendando a demissão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Para a comissão, a dupla jornada de trabalho de Lupi, que também é presidente nacional do PDT, mostra "conflito de interesses".
Em novembro, a comissão sugeriu a ele optar por um dos cargos. Respaldado por interpretação da AGU (Advocacia-geral da União), Lupi afirma que permanecerá em ambos os cargos e que cabe ao presidente Lula decidir se ele continua no governo.
A AGU disse no início do mês não haver ilegalidade ou inconstitucionalidade na acumulação de cargos, do ponto de vista jurídico.
Desde que assumiu o ministério, neste ano, Lupi distribuiu cargos para colegas do PDT. Em maio, levantamento feito pela Folha no "Diário Oficial" da União revelou a nomeação de ao menos nove pedetistas. Em entrevista à Folha, na semana passada, o presidente da comissão, Marcílio Marques Moreira, disse que um minstro não pode defender um bem comum e os interesses de seu partido ao mesmo tempo. (FELIPE SELIGMAN)


Texto Anterior: Maranhão: Liminar suspende processo contra Jackson Lago no TSE
Próximo Texto: Porto Alegre: Missa para dom Aloísio reúne 800 pessoas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.