São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Participação da França é criticada

DO ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

O ministro do Comércio francês, François Huwart, enfrentou uma situação constrangedora no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, ontem, durante um debate sobre o comércio internacional.
Huwart havia acabado de fazer sua apresentação e estava descendo do palco, quando um homem se levantou da platéia e protestou, aos gritos, contra a participação do ministro francês no encontro de militantes de esquerda.
"Um representante do governo francês não tem lugar aqui", berrou o argentino Alberto Pujals, jornalista da publicação Correspondência Internacional, do movimento Esquerda Socialista. "A França ocupou com tropas e bombardeou a África."
Parte da platéia, de mais de 500 pessoas, apoiou o protesto do militante de esquerda, com aplausos e gritos. Os coordenadores do evento ficaram constrangidos. "Não é dessa maneira, gritando, que vamos resolver os problemas", disse para a platéia Bernard Cassen, diretor do Le Monde Diplomatique e um dos principais organizadores do Fórum.
Pujals não se intimidou e continuou gritando e apontando o dedo para o ministro, acusando a França de prejudicar os países pobres com sua política comercial e com os seus subsídios aos produtores agrícolas franceses. "Em Davos e aqui ele vai defender o mesmo, então que fique em Davos."
Huwart não entrou na briga, disse que estava acostumado a ouvir protestos. "A questão dos subsídios está sendo discutida. Temos que tratar o problema de maneira progressiva e conjunta, levando em conta, por exemplo, os subsídios de exportação concedidos pelos EUA." (RG)


Texto Anterior: Fórum Social: Agricultores farão protesto antitransgênico
Próximo Texto: Acampamento reúne várias "tribos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.