São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

"Disputa teatral"

"Aplausos e vaias", descreviam a Globo e a Globo News, ontem durante o dia todo, até o Jornal Nacional optar afinal pelas vaias, nas manchetes:
- Lula visita o Fórum Social e responde a vaias.
As manchetes na Record e na Band foram na mesma linha. Depois, na reportagem, o JN tratou de abrandar:
- No ginásio lotado, manifestações de apoio ao presidente. Mas ele também enfrentou o protesto de um grupo de participantes.
 
Lula, de sua parte, também tratou de relativizar as vaias. Seriam "filhos do PT que se rebelaram", como destacaram UOL, BBC Brasil e outros sites noticiosos. Mais Lula:
- É próprio da juventude, um dia eles regressarão e estaremos de braços abertos.
Deixou no ar a imagem de que eram tão-somente jovens "do PSTU e do PSOL", que recebeu eco na cobertura.
 
O site Carta Maior, ligado à direção do fórum, distanciou-se de vaias e aplausos.
Criticou a "disputa teatral" entre "a máquina petista" e "a de seus oponentes". Pior, "uma disputa de táticas de ocupação de arquibancada".
Mas terminou por dizer que "o PT ganhou".
 
Nos blogs, alguma recriminação. Do Insanus:
- Eu caminhava agora ao ginásio... Entre uns e outros mandando [Lula] a todos os lugares, alguém gritou: "Cansados? Mais rápido, pessoal", obviamente tentando contornar a noite virada em claro.
O blogueiro especulou se, na abertura, "o show de Manu Chao não foi deliberadamente atrasado até as três da manhã para isso acontecer".
O blog "diário" do Carta Maior parecia concordar, dizendo que a disputa "deixou uma singela lição aos militantes do PSTU e PSOL":
- Precisam acordar cedo.
 
Do blog Por um Punhado de Pixels, ontem:
- Dei uma enorme caminhada por Porto Alegre, saindo da Cidade Baixa até a praia de Belas, onde está acontecendo o fórum, uma das maiores concentrações por metro quadrado de chinelos de couro e "t-shirts" do Che Guevara...

PRAGAS

claudiohumberto.com.br/Reprodução
Charge de Rohter com o pé engessado

Há menos de duas semanas, o ombudsman do "New York Times" questionou a foto que ilustrou a célebre reportagem de Larry Rohter sobre o "hábito de beber" de Lula. E agora vem "O Globo" e mostra que o texto mais recente do correspondente também tem problemas.
As "cariocas" com excesso de peso, numa das fotos que ilustraram a reportagem, seriam três tchecas. A exemplo do que fez a brasileira da segunda foto, anteontem na Folha, uma das turistas avisou que vai processar o "NYT".
 
Mas não param por aí os problemas de Rohter no Brasil. Anteontem o site Nomínimo deu em manchete o relato sobre o bloco que acaba de desfilar pela zona sul do Rio, cantando adaptação de "Cabeleira do Zezé":
- Não gosta de cachaça,/ Não entende de mulher/ O Larry Rohter, será que ele é?
E tem mais. Segundo o site de Claudio Humberto, que foi "fonte" de Rohter na reportagem sobre Lula, o correspondente do "NYT" "não resistiu às pragas das gordinhas de Ipanema: escorregou e quebrou o pé".

Mr. Serra 1
Nem FHC nem os governadores Geraldo Alckmin e Aécio Neves. Ontem a revista "Economist" deu longa reportagem sobre São Paulo e José Serra, que "lidera o PSDB, o maior partido de oposição ao PT".

Mr. Serra 2
Intitulado "Domando um monstro urbano", o texto destaca que "a maior cidade da América do Sul está a meio caminho de um futuro melhor e mais igualitário" e se pergunta se o "novo prefeito poderá finalizar o serviço".
Para a publicação britânica, "o desempenho de Mr. Serra como prefeito pode ter ramificações nacionais".

Vendas
Argumento de petistas como o ministro Tarso Genro, para diferenciar o governo Lula do anterior, a moratória nas privatizações vai acabar. O "Financial Times" deu que "o Brazil [de Lula] se prepara para sua primeira grande privatização", do Instituto de Resseguros. Palavra do ministro Antonio Palocci.

Compras
De Davos, o "El País" noticiou que "os investidores já confiam na Argentina e no Brasil". A avaliação foi de Jacob Frenkel, ex-economista-chefe do FMI, hoje vice da maior companhia de seguros do mundo, a americana AIG. Para ele, Brasil e outros "não são mais o que eram".


Texto Anterior: Pecado capital: Tucano faz denúncia ao TCU e pede sustação do decreto sobre cartões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.