São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico fazia cortes cirúrgicos em pessoas vivas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Durante a Segunda Guerra Mundial, Aribert Heim foi o responsável pela morte de milhares de judeus nos campos de concentração Sachsenhausen e Buchenwald, na Alemanha, e Mauthausen, na Áustria.
Também há relatos de que ele realizou experiências médicas com o objetivo de verificar diferentes efeitos de produtos e soluções químicas e qual deles seria mais "eficiente" no uso de injeção letal. Em alguns casos, o médico fazia cortes cirúrgicos, usando bisturi, em pessoas ainda vivas, durante os testes.
Em evento público em dezembro, o diretor do escritório israelense do Centro Simon Wiesenthal, Efraim Zuroff, anunciou em São Paulo o oferecimento de uma recompensa de 310 mil euros -cerca de R$ 814 mil- para indicações sobre a localização do "Dr. Morte".
Pistas são recebidas por telefone (0/xx/11/8408-7422) e e-mail (ultimaoportunidade@gmail.com). O alerta lançado por Zuroff no Brasil faz parte da chamada Operation Last Chance (operação última chance, em tradução literal, www.operationlastchance.org), em curso em diversos países. A iniciativa foi lançada em 2007 pelo Centro Simon Wiesenthal e pela Fundação Targum Shlishi, dos EUA, para localizar nazistas desaparecidos.
Entre abril de 2006 e março de 2007, 21 pessoas foram condenadas. Há ainda outras 1.019 pessoas suspeitas, em 14 países, sob investigação.


Texto Anterior: Governo israelense busca o nazista "Dr. Morte" no Brasil
Próximo Texto: Brasil profundo: Chacina de Unaí faz quatro anos e segue sem julgamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.