São Paulo, quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Erguendo tijolos

ft.com
De Davos, o "Wall Street Journal" noticiou que Nouriel Roubini voltou a prever problemas para os países ricos, mas foi "inusitadamente otimista quanto aos Brics".
Já o "Financial Times" abriu até home page para os Brics (logotipo abaixo), "Construindo Brics" ou, no trocadilho, erguendo tijolos. Na chamada, com a foto acima, o jornal pergunta se, quando terminar a crise, "O centro de gravidade da economia global vai mudar para Brasil, Rússia, Índia e China?".
O "FT" destacou duas reportagens sobre os Brics, ontem. Na primeira, os quatro, segundo a Thomson Reuters, "lançaram recorde de ações desde o início do ano", com US$ 6,7 bilhões em 26 IPOs.
A segunda compara os quatro e conclui que houve "grande mudança no cenário de pesquisa científica", com China, Brasil e Índia passando a Rússia. A China, com o maior salto mundial em pesquisa, estaria perto até de "tomar a liderança" dos EUA.

ft.com/bric





A PETROBRAS SOBE
Mais do "FT". A PetroChina passou a Exxon e é "o maior grupo de energia do mundo". A Petrobras é quarta, e a russa Rosneft, a 13ª. "As duas viram sua capitalização de mercado mais do que dobrar."
Os dados da consultoria PFC "sublinham a nascente mas cada vez maior mudança do domínio, das companhias ocidentais para as estatais de China, Brasil e Rússia".

LAR DE LONGO PRAZO
O problema para Exxon e outras é como concorrer em produção, sublinha o "FT", sem novos campos. Nesse sentido, o "WSJ" noticiou do Rio que a também americana Chevron decidiu desenvolver o campo de Papa Terra, que divide no Brasil com a Petrobras. A decisão "transforma o Brasil em lar de longo prazo para a Chevron", segundo seu vice.



"HERO"
No alto das buscas de Brasil no Yahoo News, da AP, com reprodução pelo site do "New York Times", "Silva, do Brasil, é recebido como herói em Fórum Social". Segundo o enviado, "foi saudado como um 'rock star' por ativistas, num estádio". E "ganhou mais aplausos ao prometer uma bronca nos banqueiros do Fórum Econômico".
Por outro lado, também no "NYT", Lurian, a filha de Lula, publicou carta questionando o correspondente do jornal por escrever que o filme "Lula, o Filho do Brasil" "falhou ao não mencionar que abandonou sua namorada, Miriam Cordeiro, quando está grávida". Lurian diz que sua mãe não foi abandonada.

DE VOLTA

colunistas.ig.com.br/nizanguanaes
Depois do Twitter, o publicitário Nizan Guanaes abriu blog no iG, de Davos, e saudou os dez anos do portal que ajudou a criar



ANO ANÔMALO
O blog Radar postou que "a cobertura das chuvas em São Paulo levantou o ibope do 'Jornal da Record'". Antes em um dígito, na terça-feira "alcançou 13 pontos, melhor resultado desde agosto de 2008". Além dos alagamentos, "foi ajudado também pela novela das sete da Globo, que não empolga". Nem a das nove.



CONSEQUÊNCIA

Na manchete do "Jornal Nacional", ontem, "Mais uma consequência das chuvas em São Paulo: represas chegam ao limite da capacidade e famílias são obrigadas a mudar de endereço".
Em suma, "as comportas são abertas" pela Sabesp "e alagam cidades".

ASSOREAMENTO
O UOL destacou (abaixo) que a Defensoria Pública de São Paulo entrou com um mandado de segurança contra a Sabesp e estuda um outro contra o DAEE por causa dos alagamentos na Zona Leste. Questionou, como a causa principal das enchentes, "o assoreamento do Tietê".

uol.com.br
No alto da home, as primeiras ações judiciais


ENFIM

bluebus.com.br


O iPad enfrentou críticas, sobretudo pela ausência de multitarefa. Mas o "NYT" já reagiu, dizendo serem ataques blogueiros de quem nem usou e lembrando que foi assim com o iPhone. Vê desenvolvimento - com o tempo


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Orçamento: Governo sanciona lei e define cortes do final de março
Próximo Texto: Vannuchi diz que críticos querem volta do DOI-Codi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.