São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornais no exterior dizem que PIB fraco pode prejudicar reeleição

DA REDAÇÃO

O grande problema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma eventual disputa à reeleição "poderia vir precisamente do que, aos olhos do exterior, ia melhor para ele: a economia", afirmou o jornal espanhol "El País" na edição de ontem.
"A oposição voltou a levantar a cabeça com a notícia, que caiu como uma bomba no governo às vésperas do Carnaval, de que o crescimento do PIB do Brasil, de 2,3%, foi o menor da América Latina, maior apenas do que o do Haiti", afirma a reportagem.
O Produto Interno Bruto de 2005 foi divulgado na sexta-feira, véspera de Carnaval. O resultado, expansão de 2,3%, foi considerado abaixo do esperado. No início do ano passado, o governo estimava crescer entre 4% e 5%.
O jornal explica a recuperação da popularidade do presidente, segundo as mais recentes pesquisas de opinião, e conclui que o crescimento econômico abaixo do esperado será cobrado do petista na campanha presidencial. "Isso é o que Lula terá que explicar, além de se defender dos escândalos de corrupção, que estão sendo motivo de brincadeira no Carnaval."
O jornal norte-americano "The New York Times" também descreveu o resultado da expansão da economia como abaixo dos prognósticos e disse que isso poderia se constituir numa "má notícia" para as pretensões de Lula.
Segundo a agência "Bloomberg", o presidente está sendo pressionado a aumentar os gastos públicos, principalmente com programas sociais, para se manter competitivo na disputa.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.