São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

Dom Orani é nomeado pelo papa novo arcebispo do Rio

Arcebispo de Belém substituirá dom Eusébio Scheid à frente da arquidiocese

Anúncio ocorre um ano após pedido de renúncia de dom Eusébio, feito, conforme manda o direito canônico, quando completava 75 anos

DENISE MENCHEN
DA SUCURSAL DO RIO

O papa Bento 16 anunciou ontem o nome de d. Orani João Tempesta, 58, como substituto do cardeal dom Eusébio Scheid, 76, à frente da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. D. Orani, que é arcebispo de Belém desde 2004, assumirá a nova função em abril.
A nomeação ocorreu mais de um ano após pedido de renúncia de d. Eusébio -feito, como manda o direito canônico, no ano de seu 75º aniversário.
A arquidiocese do Rio é composta por 252 paróquias, mais de mil igrejas, 618 padres e 106 diáconos permanentes. Além de projeção nacional, a arquidiocese garante também maior acesso ao Vaticano, pois é uma das três "sedes cardinalícias" do país - seus titulares terminam, invariavelmente, subindo ao posto de cardeal, o mais alto depois do papa.
D. Eusébio, por exemplo, virou arcebispo do Rio em 2001 e, em 2003, foi nomeado cardeal pelo papa João Paulo 2º. Ele disse estar feliz com a escolha de seu sucessor, "uma pessoa de profunda religiosidade", e afirmou que o problema fundamental a ser enfrentado por d. Orani é a "superficialidade da vivência da fé". "Ela [a fé] é profunda no sentimento, na emoção, mas precisa se tornar muito mais profunda no conhecimento da verdadeira fé."
Em carta enviada à arquidiocese do Rio, d. Orani afirmou que recebeu com "temor e tremor" o chamado para a nova missão: "Irei aprender a caminhada desse povo para poder servi-lo o melhor possível".
Nascido em São José do Rio Pardo (SP), d. Orani foi ordenado padre em 1974 e bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997. Era arcebispo em Belém na época do assassinato da missionária Dorothy Stang, em 2005. Moderado e conciliador, é o atual presidente da comissão episcopal pastoral para a educação, cultura e comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).


Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Comissão indeniza alunos expulsos durante ditadura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.