São Paulo, domingo, 28 de março de 2010

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Campanha de Dilma se aproxima de idealizador da Campus Party

Petistas também enxergam importância eleitoral estratégica nas redes sociais

MARIA CLARA CABRAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT também se arma para disseminar nas redes sociais a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Para isso, negocia com Marcelo Branco, ex-diretor e um dos idealizadores da Campus Party, maior evento de tecnologia do país, e um dos coordenadores do projeto Software Livre.
A intenção do partido é transformar o especialista em tecnologia da informação em uma espécie de guru para uso eleitoral das redes sociais, como Twitter, Orkut e Facebook.
"As redes sociais se tornarão um novo palco de disputa política. Páginas de candidatos que apenas reproduzem notícias, como em eleições anteriores, são pré-históricas. O trabalho será interativo", diz Branco, que foi filiado ao PT no anos 80.
Além dele, o partido já fechou negócio com a Pepper Comunicação, de Brasília. A Pepper fechou, com a ajuda do marqueteiro João Santana, parceria com a empresa americana de Ben Self, mentor das estratégias de campanha na internet que ajudaram a eleger Barack Obama. A agência também é responsável pela hospedagem de um site de apoio a Dilma (www.mulherescomdilma.com.br).
O PT não revela o montante que investirá na estratégia. O deputado federal André Vargas (PT-SP), secretário nacional de comunicação da sigla, diz que a ideia é lançar vários sites.
O primeiro passo é a realização de um censo para saber quantos militantes estão na web. Depois, devem municiar os simpatizantes com áudios, textos e vídeos sobre Dilma, para que o material se espalhe.
"O PT quer oferecer para a Dilma a melhor estrutura possível. A prioridade é a internet. Não é mais só a juventude que está conectada", disse Vargas.
Também devem ser criadas centenas de comitês virtuais, que ficariam com a missão de adaptar os discursos de Dilma às realidades de cada região.
Vargas diz que os filiados do partido (1,2 milhão) serão conclamados para participar ativamente da campanha na rede.
Por ser uma ferramenta nova, o PT ainda não sabe estimar o quanto pode arrecadar on-line durante a campanha.
Ontem, Dilma passou por exames de rotina em São Paulo, no hospital Sírio-Libanês.


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