São Paulo, terça-feira, 28 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

O mundo em alerta

No esforço de conter o pânico, o "New York Times" nem deu manchete, ontem no papel, para os casos confirmados em Nova York. Por aqui, Folha Online e outros ressaltaram até o final da tarde que a vigilância sanitária "descarta alarme no Brasil".
Mas veio a Organização Mundial de Saúde e, no início da noite, elevou o nível de alerta. "O mundo em alerta", proclamaram então em coro as manchetes do "Jornal Nacional" e do "Jornal da Record".
Antes, o mercado já reagia mal. Na manchete do Valor Online no final da tarde, "Gripe suína afeta commodities" e derruba Bolsa.

cbsnews.com
"LAVE A MÃO"
Outros jornais e a TV americana não tiveram o cuidado do "NYT" e, da capa do "Newsday" ao "Early Show" da CBS, espalharam máscaras cirúrgicas e conselhos como "lavar as mãos"



CONSTRUIR A FIGURA
O governador José Serra avisou achar "desrespeitoso misturar a doença da ministra com eleição" e "especular". Mas a manchete da Reuters Brasil trazia pouco depois o senador Jarbas Vasconcelos declarando que "a tendência é a gente começar a receber adesões".
Por outro lado, o blog de Reinaldo Azevedo na Veja.com postou que "começou a se construir a figura da guerreira que enfrentou e até venceu o câncer", citando o ministro Franklin Martins. Pouco depois, Ana Maria Braga surgia na Globo, ao vivo no matinal "Mais Você", se estendendo na solidariedade a "Dilma".



OBAMA & RAÚL
"NYT" e "Washington Post" destacaram a crescente aproximação entre EUA e Cuba. O primeiro citou fontes da Casa Branca e do Departamento de Estado para anunciar "encontros informais", buscando "testar as águas". O segundo relatou como a própria comunidade exilada na Flórida "suaviza sua linha dura".
Por outro lado, a cada vez mais republicana Fox anunciou que se recusa a transmitir, em contraste com as redes CBS, ABC e NBC, o pronunciamento de Obama na quinta, pelos cem dias de governo.

ADEUS AO DÓLAR
No "Valor" de ontem, a coluna de Sergio Leo publicou que "Lula já marcou data para anunciar seus planos ambiciosos para o uso do real nas transações da América do Sul" -a próxima reunião da Unasul. Já haveria até mesmo a "concordância do reticente Banco Central".

CLINTON, O RETORNO
No "WP", ontem também, a coluna de diplomacia publicou que vários nomes "afloram e desaparecem" para as embaixadas em países como Índia, China, Japão e Brasil, pois a secretária "Hillary Clinton vem pressionando por seus favoritos, contra as opções de Obama".



POBRE ALDEIA GLOBAL
Ruth Fremson/nyt.com
Lan-house em Nova Delhi
O "NYT" destacou longa reportagem ontem sobre o avanço de sites como YouTube e Facebook por países como Índia, Brasil e China. É o "crescimento mais vibrante" para as grandes companhias, hoje. "Mas os emergentes são também lugares onde pode ser muito caro operar" e onde "a publicidade on-line traz pouco resultado".
O jornal sublinha que o Google trocou a prioridade de expansão global do YouTube por "fazer dinheiro", desde já. No comentário irônico do blog ValleyWag, "a aldeia global é pobre demais para o YouTube".

SOLUÇÃO
O presidente do Google, Eric Schmidt, foi a uma festa de Ariana Huffington, do HuffPost, e o blog The Wrap, também presente, anotou que ele conversou de seus "planos para uma solução" da crise na imprensa americana.
Em seis meses, vai lançar um sistema para levar a notícia aos leitores sem que antes eles busquem por ela. "NYT" e "WP" seriam os dois primeiros beneficiados.

RECORDE
O site Editor & Publisher deu novos números à crise, com a circulação dos maiores jornais americanos caindo em "proporção recorde". O "NYT" está perto de baixar de 1 milhão de exemplares nos dias de semana.
E o concorrente "Wall Street Journal" noticiou que "vários grupos" fizeram ofertas para comprar 20% do "NYT", hoje com um fundo de investimento.



gaywired.com
"HOMOCAUSTO"
Sites engajados na causa homossexual nos EUA questionam o Brasil pelos quase 200 assassinatos registrados no ano passado, destacando protestos (acima) e cobrando Lula


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Bispo afirma que 48 obras do PAC afetam áreas indígenas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.