UOL

São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NE e Minas pedem compensações

DO ENVIADO ESPECIAL A ARACAJU
DO FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, prometeu aos governadores do Nordeste e de Minas Gerais incluir no projeto de reforma tributária uma forma de compensar os Estados exportadores que serão prejudicados com a constitucionalização da Lei Kandir. A lei atual prevê a isenção de impostos para vários produtos destinados à exportação, mas também cria um fundo que compensa esses Estados exportadores.
Na proposta de reforma tributária, a lei é constitucionalizada, mas o fundo é abandonado. Dirceu não detalhou como será a compensação. Só disse que os Estados não serão prejudicados. Outro tema debatido na reunião de governadores foi o repasse aos Estados de recursos arrecadados com contribuições.
O anfitrião do encontro, João Alves Filho (PFL-SE), tentou incluir em uma carta divulgada no final da reunião, a defesa da cobrança do ICMS no local de destino do produto. Mas os demais governadores, liderados por Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Lúcio Alcântara (PSDB-CE), reagiram e impediram a inclusão. (OC e PR)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Panorâmica - Propinoduto: Justiça aceita denúncia contra fiscais no Rio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.