São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Pior cenário
Ao tirar da manga a idéia da frente que reuniria PSB, PDT e o seu PMDB, Orestes Quércia ameaça tornar real o maior pesadelo do PT em São Paulo: Luiza Erundina com tempo de sobra na TV. Quem sabe agora o Planalto dá a ele as compensações há tanto tempo negadas.

Herdeiro do trono
Se não servir para sensibilizar o PT, a frente pode ajudar o PMDB de outra forma. Seu pré-candidato, Michel Temer, sonha com o veto de Miguel Arraes à transformação de Erundina em cabeça-de-chapa da "quarta força". O peemedebista se julga o primeiro na linha de sucessão.

Menor abandonado
De Paulinho, pré-candidato do PDT e terceiro vértice da frente, a quem o considerava próximo de acordo com os tucanos: "O Serra nunca me ligou".

MC
O encontro dos partidos que pretendem criar um pólo alternativo às "candidaturas hegemônicas" de José Serra (PSDB), Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP) será realizado em hotel no centro paulistano que pertence a Orestes Quércia.

Astro convidado
Para os arquitetos da "quarta força", quanto mais barulho, melhor. Entre as lideranças esperadas na segunda-feira está Miguel Arraes, presidente do PSB e bom amigo do Planalto.

Por via das dúvidas
Também Valdemar Costa Neto, o torturador da equipe econômica, é aguardado no evento patrocinado por PMDB, PSB e PDT. Sem prejuízo de seu PL estar a um passo de concluir aliança com Marta Suplicy.

Namoro ou amizade
Para completar a mistura partidária, os organizadores convidaram o PPS, cujo pré-candidato é Arnaldo Jardim. Oficialmente, a sigla decide amanhã se irá ao encontro de segunda. Irá.

Nota de corte
Enquanto a "quarta força" se organiza, José Pinotti será a estrela do programa do PFL na segunda-feira. Em seguida, uma pesquisa avaliará o desempenho do pré-candidato. Independentemente do resultado, a sigla caminha para apoiar José Serra, indicando o vice do tucano.

Barra limpa 1
O Planalto acha que o PMDB votará em peso a favor do mínimo de R$ 260. Será uma forma de Renan Calheiros e Eunício Oliveira mostrarem que, além de trabalharem pelos próprios interesses, como na derrota da emenda da reeleição, eventualmente defendem os do governo.

Barra limpa 2
Eunício controla boa parte da bancada peemedebista na Câmara. Renan comanda a maioria dos senadores, com exceção de cinco fiéis a José Sarney, do "independente" Pedro Simon (RS) e de Sergio Cabral (RJ), a serviço de Anthony Garotinho.

Joelho no milho
A Câmara instalou nos últimos dias quatro comissões especiais para a análise de projetos e medidas provisórias. Segunda maior bancada da Casa, o PMDB ficou sem nenhuma presidência. A sigla acha que está sendo maltratada por ter implodido a reeleição de João Paulo.

Todos contra mim
De José Carlos Aleluia (PFL-BA), em resposta a declarações de Lula sobre a situação econômica: "Daqui a pouco o presidente vai dizer que o desemprego é uma conspiração. O povo finge que está desempregado para prejudicar o governo".

Visitas à Folha
José Sarney, presidente do Senado e ex-presidente da República, visitou ontem a Folha.
 
Maristela Mafei, sócia-diretora da Máquina da Notícia, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do líder do PT na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), sobre os deputados petistas contrários ao salário mínimo de R$ 260:
-A militância do PT valoriza quem defende as posições do conjunto do partido, não quem tenta impor suas opiniões. O único lugar em que a minoria mandava era a África do Sul.

CONTRAPONTO

Monalisa petista

Antonio Palocci aproveitou a visita que fez há poucas semanas à Agrishow, uma das maiores feiras agropecuárias do país, para rever correligionários da região de Ribeirão Preto, município paulista que o hoje ministro da Fazenda administrou em duas oportunidades.
Ao reconhecer, no meio da multidão, um aceno amigo, o petista solicitou a seus seguranças que trouxessem até ele o antigo e fiel eleitor.
Os dois trocaram abraços e apertos de mão, sob olhares curiosos. E o ministro seguiu seu caminho sorridente.
Ao retornar a seu posto, o agraciado com tanta gentileza foi logo cercado de pessoas que queriam saber o que os dois haviam conversado:
-Não conversamos nada. Ele apenas ficou me olhando com aquela cara que ninguém sabe se ele está rindo de você, dele mesmo ou da situação.


Próximo Texto: Operação Vampiro: PF faz apreensão em casa de ex-presidente de licitações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.