São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Petrobras, Petrobras

Sites econômicos dos EUA dão mais um achado em "águas profundas" da Petrobras, agora junto com a Shell, na costa da Louisiana, nos mesmos EUA.
E "pela primeira vez na história", segundo Folha Online e outros, as ações de empresas brasileiras em Wall Street, Petrobras bem à frente, "superaram US$ 4 bilhões em movimentação diária" na média de maio. Ficaram acima da média da Bovespa no mês.
Mas, no vaivém das Bolsas, ontem mesmo a notícia por aqui era a queda "puxada pela Petrobras" -e pela cotação internacional menor do petróleo, no dia.

"ENERGIA VERDE"
omelete.com.br
As primeiras fotos do carro Green Energy surgiram há um mês. É o merchandising da Petrobras em "Speed Racer", agora Nintendo Wii etc. etc.

O ANIMADOR
Em destaque por Reuters Brasil, sites de jornais e portais, "Lula compara Minc a Amarildo por substituir a "Pelé" Marina Silva".
Dia após dia, os discursos de Lula vão tomando mais da cobertura, ontem ao vivo nos canais e rádios de notícias e em "live-blogging", depois em vídeos on-line. Com o show minguante das CPIs, é ele quem anima o auditório.

TEM DONO
Um dia antes, o hit lulista foi "Amazônia tem dono".
O londrino "Telegraph" leu como crítica ao milionário Johan Eliasch, que defendeu a compra de toda a Amazônia por US$ 50 bilhões, e criticou Lula em editorial, ontem.
Ontem também, à AFP, "fonte ligada a Eliasch" disse que a eventual investigação do milionário visa apenas a "incitar o nacionalismo".

O "DEBATE"
Lalo de Almeida/nytimes.com
Carlos Minc tomou posse, mas desde a semana passada, aqui e no exterior, o foco sobre a Amazônia está nas imagens do Inpe, para o desmatamento em Mato Grosso. Ontem, até o "Financial Times" de Jonathan Wheatley noticiou o atraso na divulgação -e encontrou um "cientista" anônimo para dar as fotos como "erradas" e capazes de gerar "anarquia". Como ressaltou o "New York Times" de Alexei Barrionuevo, já no domingo, por trás do cerco está o "debate" entre o Inpe (acima) e Blairo Maggi.

BRASIL & FLÓRIDA
Segundo o "Sun Sentinel", linkado pelo site da Americas Society, "a economia dos EUA pode estar tropeçando, mas o comércio da Flórida continua batendo recordes graças ao robusto crescimento latino-americano". E, sim, "o Brasil é central", ele que se tornou "de longe o maior parceiro".

ATÉ QUANDO?
O editor de investimento do "FT", John Authers, ontem perguntou "até quando vai a alta latino-americana?" Mais precisamente, brasileira. Ele diz que não é "bolha", que ela resulta de commodities fortes e dólar fraco, mas alerta para o "principal risco", a inflação, "problema crescente".

EM MAIRIPORÃ
"CQC"/br.youtube.com
O humorístico "CQC" dobrou a audiência de segunda na Band, diz a Folha Online, com o "stand up" Rafinha Bastos protestando contra o preço do feijão usado para a merenda escolar numa pequena cidade -e ouvindo xingamentos

"KNOCK OFF OBAMA"
"Fox News"/youtube.com
Direta ou indiretamente, os adversários de Barack Obama remetem sem parar à sua morte. Na Fox News, analista chegou a defender que o matem, como suposta piada. Diante da forte reação via YouTube, desculpou-se


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Campo minado 2: Justiça condena dirigente do MST a 4 meses de detenção
Próximo Texto: Mídia: Juiz julga improcedente ação de fiel da Universal contra a Folha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.