UOL

São Paulo, sábado, 28 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT se diz surpreso com número de emendas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A reforma tributária recebeu uma enxurrada de propostas de modificações na comissão especial da Câmara dos Deputados encarregada de analisar o projeto do governo. Ontem, prazo final para a apresentação de emendas, já eram 419 até as 19h.
"Fomos surpreendidos", afirmou o relator da comissão, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), que, anteontem à tarde, estimava que o número final de emendas chegaria a 150 -o que já considerava muito.
Na avaliação de Guimarães, os membros da comissão optaram por apresentar uma emenda para cada modificação defendida no texto, em vez de reunir todas as propostas numa única emenda. Isso explicaria os números muito acima das expectativas.
Curiosamente, o PT, que decidiu incluir numa única emenda as propostas consensuais na bancada do partido, passou por um pequeno constrangimento ao adotar essa estratégia.
Motivo: em casos como esse, em que se defendem várias alterações no projeto, a emenda leva o nome de "substitutiva global" -levando a crer que o partido do presidente deseja uma alteração profunda no projeto de reforma.
A saída foi produzir um longo texto de justificativa, esclarecendo que a emenda não propõe modificações radicais no texto"


Texto Anterior: Congresso: Falta de quórum atrasa reformas de novo
Próximo Texto: Cartilha ortodoxa: Governo instrui conselho com Banco Mundial
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.