São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Larry contra Lula

Na escalada de manchetes do "SBT Brasil", "Jornal americano diz que Lula fatura com o desempenho da seleção". Na locução da rádio Jovem Pan, "assinada pelo jornalista Larry Rohter, a matéria sugere que o presidente Lula usa o campeonato para desviar a atenção da população sobre as críticas da oposição".
Registre-se que ontem, nos portais, Lula defendia uma vaga na seleção para Juninho Pernambucano.

O correspondente, de fato, voltou ao ataque contra Lula, que comparou ao general Emílio Médici e tudo mais. Mas não foi para tanto, ao que parece, a reportagem.
Demorou alguns dias, mas Larry Rohter conseguiu dar a declaração de Ronaldo sobre Lula, Ronaldo que ecoou seu texto de tanta controvérsia, sobre a suposta preocupação nacional com o "hábito" de beber do presidente.
Em versão intrigante para o inglês, o correspondente cita o jogador dizendo sobre Lula, três vezes, "he drinks", "he drinks", "he drinks".
 
Sobre Copa e política, o site da Agência Carta Maior foi ouvir ninguém menos do que o historiador Eric Hobsbawn, que até concordou que uma vitória poderia beneficiar um governo, mas se esforçou por fugir da armadilha eleitoral, para a política ampla.
- Acho que só participar de uma Copa do Mundo é que faz as pessoas que vivem no Togo se darem conta de que eles são cidadãos de seus países.
Talvez mais importante, ele identificou o "paradoxo":
- O apelo global do futebol, que cria o enorme público de quem corporações como Nike tiram seus lucros, é baseado no apelo nacional. A Copa é o exemplo dramático. Aí está a contradição. As implicações políticas, econômicas, sociais dessa situação nunca foram adequadamente analisadas.
 
Mas obviamente é a eleição o que importa por aqui.
E assim Zuenir Ventura, do Nomínimo, foi perguntar a Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, "como [o futebol] afetará o projeto de reeleição de Lula?". Resposta:
- A influência é zero.

DE BANDIDOS A PESSOAS

Globo/Reprodução
No "SPTV", anteontem, "morreram 13 criminosos"

O "SBT Brasil", de Ana Paula Padrão, qualificou os 13 suspeitos mortos pela polícia paulista de "bandidos", na escalada de manchetes, anteontem. O telejornal local da Globo, "SPTV", de "criminosos" de uma "quadrilha".
Mas lá estava ontem à tarde, na manchete da Folha Online, "Promotoria investiga a morte de suspeitos". O Ministério Público estadual investiga a polícia pela morte das 13 "pessoas supostamente ligadas ao PCC".
À noite, o "SPTV" até chamou os 13 de "suspeitos", mas a edição destacou que para a polícia "não houve excesso".

USAR O PODER
Para o comentarista Telmo Zanini, do SporTV, da Globo, "o Juninho entrou mal". Para Márcio Guedes, ex-Globo, na ESPN Brasil, "desperdiçou" a chance de ganhar uma vaga com "toquinho de lado".
De sua parte, o narrador Galvão Bueno mal noticiou o recorde de Ronaldo ou a nova boa exibição de Zé Roberto. Seu esforço está agora todo voltado a escalar Juninho.
Do locutor, ao iniciar a transmissão do jogo, ontem, "eu jogaria com o Juninho e só um atacante lá na frente". No primeiro tempo, "óbvio que o time está mal escalado". No segundo, logo após entrar o jogador, "já mudou".
Ao que o "comentarista" Falcão ecoava, ao lado:
- O Parreira, ele tem que morrer com o time dele.

COADJUVANTES
Fim de jogo e Galvão Bueno faz os seus dois coadjuvantes pedirem vaga para Juninho. Depois, entra um telejornal -e lá está ele dizendo para Casagrande que "o Juninho entrando [no lugar de algum atacante] não significa time menos ofensivo". E o eco:
- De forma nenhuma.
Foi um dia especialmente cruel para os "comentaristas". De Falcão, a certa altura:
- O gol prejudicou o Brasil.

BARRACO GLOBAL
Em tempo, na manchete de ontem no site Nomínimo:
- Barraco global na Copa.
O "Fantástico" não gostou das tais "desculpas" a Carlos Alberto Parreira, expressas no "Jornal Nacional", e deve desfalcar a tropa de quase 200 enviados globais à Alemanha.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Publicitário de Lula negocia pacote de R$ 8 mi com o PT
Próximo Texto: Congresso: Líder do governo na Câmara sofre acidente de carro em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.