São Paulo, domingo, 28 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS

Lídice da Mata desiste de dispu ta na Bahia

Garotinho perde mais um candidato

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A deputada estadual Lídice da Mata (PSB-BA) anunciou ontem à tarde sua renúncia à candidatura ao governo baiano. Em um comunicado entregue ao diretório estadual do partido, a ex-prefeita de Salvador disse que foi "abandonada" pelo candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho.
É a segunda desistência de candidato do PSB a governo estadual em três dias. Na quinta-feira, foi a vez do ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar, que desistiu de disputar o governo paulista.
"Garotinho sabia que eu não tinha condições financeiras para fazer uma campanha estadual para o governo. Nos últimos tempos, ele voltou-se apenas para os segmentos evangélicos e me deixou de fora", disse Lídice, que anunciou que tentará se reeleger deputada estadual da Bahia.
Para manter o tempo do PSB baiano na televisão (1m49s), o diretório estadual do partido divulgou ontem à tarde que vai lançar um novo candidato para substituir Lídice da Mata. Seu nome deverá ser divulgado até amanhã.
Ontem à noite, em São Paulo, após participar de culto da Assembléia de Deus, Garotinho disse que na próxima quarta será indicado um substituto para Jacó Bittar. O candidato evitou comentar o possível impacto das desistências em sua campanha.

Estratégia
Sem dinheiro, em baixa nas pesquisas eleitorais e criticado dentro do próprio partido, Garotinho pretende adotar duas estratégias: assumir um discurso radical de oposição, nacionalista e de inspiração varguista; e intensificar sua campanha entre os evangélicos.
Segundo o ex-governador do Rio, dos 11% de intenções de voto registrados na última pesquisa Ibope, apenas 4% são de eleitores evangélicos.
Os restantes 7% seriam de não-evangélicos. Para chegar ao segundo turno, Garotinho acredita ser necessário dobrar o percentual no primeiro segmento e crescer, pelo menos três pontos, no segundo.


Colaboraram MURILO FIUZA DE MELO, da Sucursal do Rio, e ROBERTO COSSO, da Reportagem Local



Texto Anterior: Campanha: PT escala Marta contra Rita e Patrícia
Próximo Texto: TSE veta divulgação de pesquisa eleitoral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.