São Paulo, terça-feira, 28 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

À sua medida

Na manchete do "China Daily", sem aspas, "Relações EUA-China vão dar forma ao século 21". Era uma declaração do presidente Barack Obama, ao receber a comitiva chinesa para "consultas de alto nível" sobre crise econômica etc.
Nos EUA, não foi manchete on-line e mal recebeu registro nas páginas iniciais de "New York Times" e "Washington Post". O "Wall Street Journal" deu mais atenção, mas noticiando apenas que "EUA buscam ampliar relações com a China".

 

Na Europa, foi manchete on-line de "Financial Times", com o enunciado "Obama expõe sua visão para conversas com a China", e vários outros. No espanhol "El País", "China e EUA discutem a remodelação do mundo à sua medida".

chinadaily.com.cn
Hoje na primeira página e ontem no site, o jornal estatal "China Daily" apresenta o século 21 como sino-americano



CRISE BOA
No dia da chegada dos chineses, Jim O'Neill, economista do Goldman Sachs que cunhou a sigla Bric, surgiu ontem em longa entrevista ao "WSJ" e disse, a certa altura: "A crise foi uma coisa boa para alguns países. É certamente o caso da China, onde a demanda interna melhorou e houve crescimento menos dependente de exportação".
Ele já não considera os Brics "como mercados emergentes. Eles são grandes demais para isso".

"NEW AMIGO"
A rede McClatchy de jornais dos EUA segue publicando longa reportagem sobre a presença da China na América Latina. Ontem, no "Seattle Times", o enunciado falava em "new amigo".

ÁSIA & BRASIL
Agências despacharam ontem os resultados de uma nova pesquisa global Nielsen, divulgada em Hong Kong, concluindo que a confiança do consumidor "subiu levemente desde março, notadamente na Ásia e no Brasil".
O estímulo fiscal teria influenciado nos quatro Brics, segundo o instituto americano. Indonésia e Índia são os mais otimistas. O Brasil ficou em quarto lugar entre os 28 países pesquisados, com um salto de oito pontos, de março para junho. A China é a sexta. Os Estados Unidos não passam do 17º lugar.

EUA TAMBÉM?
No fim do dia, os sites de "WSJ" e "FT" destacaram que as vendas de imóveis novos "saltaram" nos EUA.



nytimes.com

O HEMISFÉRIO EM JOGO

O "NYT" deu alto de página ontem para Itaipu, sob o título "Acordo de energia com Brasil dá impulso ao Paraguai" (acima). O jornal ouve e destaca a opinião de Riordan Roett, da universidade Johns Hopkins: "O hemisfério todo está em jogo. Os brasileiros estão fazendo tudo o que podem para sustentar a esquerda democrática ou moderada na América Latina. Eles têm esperança de que Fernando Lugo se decida por ficar" distante de Hugo Chávez. Seria também uma mensagem ao boliviano Evo Morales, sobre a disposição de negociar.
Já o "FT" ouve um "consultor de energia do Rio" e ex-diretor da agência de petróleo sob FHC, para quem "a única coisa que o Brasil vai ganhar é impulso para a liderança pessoal de Lula" na região.



SERRA VS. LULA, NÃO

Ontem no site da "Veja", de um anônimo "especialista em eleições e em José Serra":
"O Serra quer empurrar a discussão sobre 2010 para 2010 porque acha que neste momento o debate viraria "Serra vs. Lula" e isso não é bom para ele. Só quer a discussão quando a campanha de Dilma Rousseff estiver nas ruas. Aí, será Serra contra Dilma."



twitter.com/DaniloGentili
PIADA?
O humorista da Band comparou "macaco" com jogador, depois com "negro", e só faz se justificar desde então, por Twitter, blog


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Comissão identifica 10 locais para escavações no Araguaia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.