São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 2002

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PESQUISAS

Após TV, Ciro cai e Serra sobe


  Candidato do PPS e tucano estão em situação de empate técnico em levantamento do Ibope

  Vox Populi aponta redução de 22 para 10 pontos na distância entre os dois presidenciáveis



RENATA LO PRETE
DA REPORTAGEM LOCAL

Passada a primeira semana do horário eleitoral gratuito, duas pesquisas apontam queda de Ciro Gomes (PPS) e crescimento de José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República.
No Ibope mais recente, encomendado pela Rede Globo para divulgação no "Jornal Nacional", diminuiu de quinze para quatro pontos percentuais a diferença entre os dois candidatos.
Segundo colocado, Ciro tem 21% das intenções de voto. Perdeu cinco pontos em relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado há uma semana. Serra ganhou seis e está com 17%.
Do ponto de vista numérico, eles entraram em situação de empate técnico -a margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos. Porém, a diretora do Ibope Opinião, Márcia Cavallari, considera mais preciso enxergá-los "no limite" do empate, já que esse cenário se verifica nos extremos da margem de erro.
Líder da corrida presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve os 35% da semana anterior. Anthony Garotinho (PSB), que com a subida de Serra ficou isolado em quarto lugar, passou de 10% para 11%.
As entrevistas do Ibope foram realizadas de sábado até anteontem. Nesse período (domingo e segunda-feira), o Vox Populi fez sua pesquisa, sob encomenda do "Correio Braziliense", e constatou redução de 22 para dez pontos na distância entre Ciro e Serra.
O candidato do PPS aparece com 25% das intenções de voto. Perdeu sete pontos em relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado há dez dias. Serra ganhou cinco e está com 15%.
Assim como no Ibope, os demais candidatos se movimentaram dentro da margem de erro (também de 2,2 pontos no Vox). Lula passou de 35% para 34%. Garotinho, de 9% para 8%.

Depois da TV
São as primeiras pesquisas a captar efeitos da temporada de propaganda em rádio e televisão, iniciada na terça-feira passada.
Serra investiu contra Ciro logo na primeira noite do horário eleitoral gratuito, apresentando antigas declarações do candidato do PPS contra partidos e políticos que hoje o apóiam e a cena em que Ciro chama de "burro", durante entrevista, um ouvinte de emissora de rádio da Bahia.
O último trecho foi repetido em comerciais inseridos ao longo da programação regular das emissoras. O tempo de propaganda disponível para o tucano é superior aos de Lula e Ciro somados.
Para a diretora do Ibope, os resultados mostram que o início do horário gratuito é sempre um marco na campanha. "Independentemente do conteúdo da propaganda desse ou daquele candidato, é o momento em que a distribuição da informação política se torna mais homogênea."

Menos indecisos
Sinal disso, segundo ela, é o fato de o Ibope ter constatado redução significativa no percentual de eleitores indecisos -de 42% para 38%. Foi a primeira vez em que isso ocorreu na série da pesquisa espontânea (modalidade em que não se apresenta ao entrevistado a relação dos candidatos).
Cavallari chama a atenção para segmentos em que a queda de Ciro e a subida de Serra foram mais expressivas. Entre os homens, o candidato da Frente Trabalhista recuou de 28% para 22%. O tucano saltou de 9% para 14%. Entre os eleitores mais jovens, Ciro caiu de 28% para 21%, enquanto Serra subiu de 10% para 17%.
Eleitores do Sudeste e do Nordeste, pessoas de escolaridade média e habitantes de pequenos municípios foram outros grupos em que houve queda de Ciro simultânea à subida de Serra.
Ela também destaca o crescimento de Serra em dois segmentos nos quais o percentual de indecisos está acima da média geral: mulheres e eleitores que cursaram até o primeiro grau.
Na avaliação de Marcos Coimbra, diretor do Vox, não é difícil entender a transferência de votos de Ciro para o tucano.
"Improvável", afirma, "era a manutenção do empate técnico entre Serra e Garotinho", dadas as diferenças entre as duas candidaturas no que diz respeito a "força política, sustentação partidária e apoio empresarial".
Coimbra não tem dúvida de que o horário gratuito, "associado a outras mídias", foi o responsável pelo movimento. Acrescenta que o avanço de Serra só poderia se dar sobre Ciro, seja porque este tem muita intenção de voto não consolidada, seja porque sempre houve intersecção entre os perfis do eleitorado dos dois.
"Mais do que explicar o que aconteceu", afirma, "a questão é descobrir, com as próximas rodadas de pesquisas, se estamos assistindo ao começo, meio ou topo da recuperação de Serra".
Ciro, que em levantamentos anteriores derrotou Lula nas simulações de segundo turno, agora perderia para o petista em um eventual confronto final. Segundo o Ibope, o resultado seria 47% a 41%. Para o Vox, 47% a 39%.
Se o segundo turno fosse hoje, Lula também bateria seus demais adversários, e Ciro seria eleito se enfrentasse Serra ou Garotinho.



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