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ACM tenta impor novo marqueteiro na campanha
DO PAINEL, EM BRASÍLIA,
DA REPORTAGEM LOCAL e
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR
Descontente com a qualidade
do programa de Ciro Gomes no
horário eleitoral, o ex-senador
Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) está impondo o marqueteiro
Fernando Barros na campanha.
Barros, dono da agência baiana
Propeg e um dos marqueteiros
das duas campanhas presidenciais de Fernando Henrique Cardoso, está negociando com os
coordenadores da campanha de
Ciro e pode fechar ainda hoje.
O marqueteiro é uma das pessoas mais próximas a ACM: foi o
responsável pelas campanhas publicitárias de seu grupo na última
década e agora coordena a "coligação ACM (Ação, Competência
e Moralidade)" deste ano, que
tem Paulo Souto como candidato
ao governo e ACM, ao Senado.
Se o marqueteiro acertar, será
mais um sinal de que a influência
de ACM na campanha de Ciro é
cada vez maior. O presidenciável
tem conversado diariamente com
o pefelista e, no início do mês, incluiu o senador carlista Waldeck
Ornélas (BA) entre os que estão
elaborando seu plano de governo.
Ontem, em Salvador, ACM disse que Ciro tem de "deixar de ser
bonzinho no horário eleitoral"
para recuperar os pontos perdidos para José Serra (PSDB).
"Ciro tem de mostrar que é de
oposição ao governo, como vinha
fazendo antes de o horário eleitoral começar. De uma hora para
outra, ele ficou muito bonzinho.
Basta mudar a sua estratégia para
voltar a crescer nas pesquisas."
Segundo ACM, a "agressividade" de Ciro no horário eleitoral
precisa começar já: "Os programas precisam ter dois focos específicos. O primeiro é demonstrar
que José Serra é um "laranja" do
presidente Fernando Henrique
Cardoso. O segundo é ligá-lo às irregularidades da atual administração, mostrar que ele [José Serra] tem o apoio de todos os políticos que levaram a economia brasileira à estagnação e os trabalhadores à miséria e ao desemprego".
Na avaliação do ex-senador, Ciro deve mostrar quem apóia Serra: "Quero ver o Ciro Gomes levar
para a televisão e para o rádio todas as irregularidades cometidas
pelo empresário Ricardo Sérgio
de Oliveira, aliado incondicional
do candidato governista".
Com a queda de Ciro nas pesquisas após o início do horário
eleitoral gratuito, começaram
também no PTB as pressões para
que o atual marqueteiro do pepessista, Einhart Jacome da Paz,
seja substituído. Cunhado de Ciro, Einhart já abandonou a campanha presidencial do candidato
em 98 por questões financeiras.
Segundo a Folha apurou, Barros tem conversado há alguns
dias com Einhart e os dois têm
trocado idéias sobre a campanha.
Por isso não está descartada a
possibilidade de que o marqueteiro de ACM junte-se à equipe.
Pelo menos por enquanto, pesa
a favor de Einhart o fato de o programa de Ciro estar sendo bem
avaliado nas pesquisas feitas pela
campanha.
(OTÁVIO CABRAL, LUIZ FRANCISCO e PATRICIA ZORZAN)
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