São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 2002

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ACM tenta impor novo marqueteiro na campanha

DO PAINEL, EM BRASÍLIA,
DA REPORTAGEM LOCAL e
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Descontente com a qualidade do programa de Ciro Gomes no horário eleitoral, o ex-senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) está impondo o marqueteiro Fernando Barros na campanha.
Barros, dono da agência baiana Propeg e um dos marqueteiros das duas campanhas presidenciais de Fernando Henrique Cardoso, está negociando com os coordenadores da campanha de Ciro e pode fechar ainda hoje.
O marqueteiro é uma das pessoas mais próximas a ACM: foi o responsável pelas campanhas publicitárias de seu grupo na última década e agora coordena a "coligação ACM (Ação, Competência e Moralidade)" deste ano, que tem Paulo Souto como candidato ao governo e ACM, ao Senado.
Se o marqueteiro acertar, será mais um sinal de que a influência de ACM na campanha de Ciro é cada vez maior. O presidenciável tem conversado diariamente com o pefelista e, no início do mês, incluiu o senador carlista Waldeck Ornélas (BA) entre os que estão elaborando seu plano de governo.
Ontem, em Salvador, ACM disse que Ciro tem de "deixar de ser bonzinho no horário eleitoral" para recuperar os pontos perdidos para José Serra (PSDB).
"Ciro tem de mostrar que é de oposição ao governo, como vinha fazendo antes de o horário eleitoral começar. De uma hora para outra, ele ficou muito bonzinho. Basta mudar a sua estratégia para voltar a crescer nas pesquisas."
Segundo ACM, a "agressividade" de Ciro no horário eleitoral precisa começar já: "Os programas precisam ter dois focos específicos. O primeiro é demonstrar que José Serra é um "laranja" do presidente Fernando Henrique Cardoso. O segundo é ligá-lo às irregularidades da atual administração, mostrar que ele [José Serra] tem o apoio de todos os políticos que levaram a economia brasileira à estagnação e os trabalhadores à miséria e ao desemprego".
Na avaliação do ex-senador, Ciro deve mostrar quem apóia Serra: "Quero ver o Ciro Gomes levar para a televisão e para o rádio todas as irregularidades cometidas pelo empresário Ricardo Sérgio de Oliveira, aliado incondicional do candidato governista".
Com a queda de Ciro nas pesquisas após o início do horário eleitoral gratuito, começaram também no PTB as pressões para que o atual marqueteiro do pepessista, Einhart Jacome da Paz, seja substituído. Cunhado de Ciro, Einhart já abandonou a campanha presidencial do candidato em 98 por questões financeiras.
Segundo a Folha apurou, Barros tem conversado há alguns dias com Einhart e os dois têm trocado idéias sobre a campanha. Por isso não está descartada a possibilidade de que o marqueteiro de ACM junte-se à equipe.
Pelo menos por enquanto, pesa a favor de Einhart o fato de o programa de Ciro estar sendo bem avaliado nas pesquisas feitas pela campanha. (OTÁVIO CABRAL, LUIZ FRANCISCO e PATRICIA ZORZAN)



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