São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Pesquisa feita por telefone pelo Datafolha indica que Lula leva vantagem nesse quesito

Só 28% sabem o número correto de seu candidato

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

A 39 dias do primeiro turno das eleições para presidente, em 6 de outubro, menos de 30% dos eleitores ouvidos em rastreamento do Datafolha sabem identificar corretamente o número do candidato em que pretendem votar.
O rastreamento é uma pesquisa feita só com eleitores que têm telefone fixo em casa -são cerca de 54% no eleitorado brasileiro-, e por isso não representa a opinião de 100% do eleitorado. As entrevistas são feitas às quartas, sextas e domingos -dias seguintes às exibições dos programas dos presidenciáveis no horário eleitoral gratuito.
Nas primeiras pesquisas, feitas nos dias 21, 23 e 25, souberam identificar corretamente o número do candidato, respectivamente, 21%, 28% e de novo 28% dos entrevistados. Na última delas, 5% deram respostas incorretas, 12% não tinham preferência por candidato e 55% não souberam dizer o número correto.

Lula
Quando o Datafolha divide os resultados apenas entre eleitores de cada candidato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se sai melhor.
No dia 25, 50% dos entrevistados que pretendem votar no petista souberam dizer que o número dele é o 13. O curioso é que, no programa eleitoral de sábado, por exemplo, Lula nem sequer mostrou seu número.
Dos eleitores de Ciro Gomes (PPS), 36% souberam citar o 23; dos de José Serra (PSDB), 15% souberam citar o 45; e dos de Anthony Garotinho (PSB), 17% souberam citar o 40.
Ciro e Garotinho exibem o número em quase todo o programa; Serra o exibe em alguns trechos.



Texto Anterior: Candidato volta a pedir ajuda de pastores
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Empate por goleada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.