São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Escalada?
nytimes.com
No "NYT", o navio militar Dallas chega à Geórgia
Foi manchete on-line do "Financial Times", "Ocidente diz à Rússia para ficar fora da Ucrânia", e destaque no "New York Times", "Rússia vê nova área de preocupação: o mar Negro". A mensagem era sobre a presença crescente de navios de guerra "do Ocidente" no mar que reúne Rússia, Geórgia e Ucrânia, inclusive a Criméia, com base da Marinha russa.
Por outro lado, o manchete on-line do "China Daily", com foto dos dirigentes russos Dmitri Medvedev e Vladimir Putin, destacava que a chegada de um navio americano à Geórgia "aumentou a tensão", levando a Rússia a enviar três navios a outro porto georgiano, em "escalada". O presidente chinês está no Tadjiquistão em conversas com o colega russo, que quer o apoio da China no confronto.

ALIADO, MAS NEM TANTO
aviationweek.com
Na reportagem, uma foto da "melhor oferta", o F-16
Em destaque nas buscas de Brasil por Google News e Inform.com, o site da "Aviation Week" noticia que a Lockheed Martin "ofereceu uma versão do F-16" e não o F-35 "originalmente especificado no pedido de informação" enviado pelo Brasil. É a concorrência do programa F-X2, que prevê a compra de 36 jatos militares ao custo de US$ 2,2 bi.
A revista diz que a resposta da Lockheed "sugere que os EUA não estão prontos para oferecer seu jato mais moderno para além dos aliados próximos".

VOLTA, DOHA, VOLTA
De Canberra, por Xinhua e outras, "Austrália e Brasil se comprometem a reviver Doha". Foi após reunião de Celso Amorim com o ministro de comércio do país, também exportador de commodities. Ato contínuo, o francês Nicholas Sarkozy cobrou "reviver Doha".
Mas na Índia, ontem também, o "Economic Times" dizia que o "entrave" continua e um avanço é "improvável" e o "Financial Express" celebrava que o colapso de Doha confirmou "o poder dos emergentes".

"GO TO RIO"
O australiano "Sidney Morning Herald", para além de Amorim, deu longa análise da economia brasileira, dizendo que suas empresas "desempenharão papel cada vez maior no portfólio dos superfundos da Austrália". Avisa que a classe média "está crescendo rapidamente, mas a desigualdade ainda é enorme".

LULA VS. CRISTINA
No topo das buscas de Brasil no Yahoo News, o "NYT" postou longa reportagem dizendo que, frente à alta dos alimentos, "Brasil e Argentina reagem de maneira oposta". Enquanto fazendeiros "creditam a Lula" os financiamentos crescentes, Cristina Kirchner "eleva os impostos sobre a exportação".

FICA PARA DEPOIS
youtube.com/user/aljazeeraenglish
O correspondente da Al Jazeera entre os índios
Carlos Ayres Britto votou pela demarcação da reserva, nas manchetes de sites e telejornais, mas Carlos Alberto Direito pediu vista. E frustrou uma crescente cobertura externa, das agências à BBC e à Al Jazeera, a emissora árabe. Esta última estava ontem em Surumu, na entrada da Raposa Serra do Sol, ouvindo índios e o prefeito fazendeiro, que ameaçou reagir se "o governo vier tirar minha terra".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Estados: Candidatos são assassinados em SP e MS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.