São Paulo, sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARAGUAIA

Vannuchi solicita avião militar para levar ossos de guerrilheiro

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Os restos mortais do guerrilheiro Bergson Gurjão Farias serão transportados para Fortaleza em avião da Aeronáutica em um caixão envolto nas bandeiras do Brasil e do PC do B, disse o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi.
O funeral de Farias, primeiro guerrilheiro morto pelos militares que combatiam a guerrilha do Araguaia, em junho de 1972, foi marcado para 6 de outubro, na cidade em que nasceu e onde militou no movimento estudantil e no então clandestino Partido Comunista do Brasil.
Em visita ao Rio anteontem, Vannuchi antecipou o que pretende dizer à beira da sepultura do guerrilheiro, cuja ossada foi exumada do cemitério de Xambioá (TO) em 1996 e identificada por exame de DNA em julho passado: "Bergson, você hoje volta para o Ceará para descansar em paz e vitorioso, porque o Brasil pelo qual você morreu começa a nascer".
A ossada de Farias está em Brasília. Quando chegar em Fortaleza, o caixão seguirá num caminhão do Corpo de Bombeiros até a Universidade Federal do Ceará, onde ele presidiu o Diretório Central dos Estudantes. "Sua mãe de 94 anos [Luíza Farias] teve um momento de alento que ela não tinha há 37 anos. Ela disse: "Ministro, eu esperei viva para poder enterrar o Bergson, agora posso morrer'", declarou Vannuchi.
O ofício com o cronograma do sepultamento seguirá da Secretaria de Direitos Humanos para o Ministério da Defesa, que informou que o acatará, mas sem participar do enterro, só do transporte.
O ministro disse que não há oposição das Forças Armadas à homenagem e disse que "Luiz José da Cunha, enterrado em São Paulo. Pernambucano, ele foi trasladado em avião da Aeronáutica para Recife [em 2006]."


Texto Anterior: Outro lado: Secretaria diz que boletim visa dar "transparência"
Próximo Texto: TCU questiona custo de obra da Petrobras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.