UOL

São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

CAMPO MINADO

Tucanos sofrem "punição moral" por mortes no PA

DA AGÊNCIA FOLHA

Com uma marcha de sem-terra pelas ruas de Belém (PA), começaram ontem as atividades do Tribunal Internacional dos Crimes do Latifúndio, que julgará simbolicamente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador do Pará Almir Gabriel por crimes praticados contra trabalhadores rurais no Estado.
O PSDB, partido ao qual os dois são filiados, disse que não iria se manifestar sobre o assunto.
Organizado pela CPT (Comissão Pastoral da Terra), pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e por outras entidades, o tribunal será presidido pelo advogado Hélio Bicudo (PT), vice-prefeito de São Paulo e ex-presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos).
Os tucanos serão acusados, amanhã e no dia 30, por crimes ocorridos de 1995 e 2002: 113 assassinatos, 76 tentativas de homicídio, 454 prisões "arbitrárias" e a destruição de bens e plantações de 3.980 famílias removidas de área invadidas. O caso de maior repercussão é o massacre de Eldorado do Carajás: a morte de 19 sem-terra em abril de 1996.
(MAURO ALBANO)


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Assembléia deve aprovar contas de ex-governadores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.