São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA DATAFOLHA

Para tucanos, militância vai "trabalhar mais duro'; petistas atribuem resultado à postura de Marta

PSDB vê "luz amarela"; PT, "início da virada"

DA REPORTAGEM LOCAL

A queda da diferença entre José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT) "acendeu a luz amarela" na campanha tucana, nos dizeres do seu coordenador-geral, José Henrique Lobo. Os petistas, por seu lado, festejaram o resultado e até registraram em sua página na internet que "a virada já começou".
O coordenador-geral da campanha de Marta, Ítalo Cardoso, avaliou que a pesquisa Datafolha traduz o resultado da campanha petista dos últimos dias. "A postura da Marta e a militância na rua estão se mostrando como os principais pontos positivos neste segundo turno", disse Cardoso.
Por "postura" da petista, Cardoso refere-se à estratégia adotada pela candidata de partir para o ataque ao PSDB, comparando as ações da prefeitura com as do governo do Estado.
Já no lado tucano, o comando da campanha tentou ver um fator positivo na diferença mais apertada entre os dois candidatos.
A interpretação é que o cenário de liderança com folga reduzida pode motivar os eleitores do PSDB a não deixarem a cidade no feriado. Além disso, incentivaria as pessoas do próprio partido que já davam a disputa como liquidada a trabalhar mais duro.
"Acende um sinal amarelo, sem dúvida. Mas, de um ponto de vista, é até positivo. As pessoas que imaginavam que estava decidido acordam para o fato de que é preciso trabalhar até o fim", afirmou o coordenador-geral, Lobo.
No PT, a estratégia a partir de agora será intensificar a campanha principalmente na periferia, para amplificar a vantagem de Marta e tentar tirar a diferença que ainda a separa de Serra.
"Nós vamos virar e vamos ganhar em São Paulo", disse ontem o ministro da Casa Civil, José Dirceu, ao comentar as pesquisas.
As duas campanhas concordam em um ponto: com a redução da distância, o debate na TV Globo, programado para amanhã à noite, ganha importância.
Mas enquanto os tucanos querem demonstrar que está tudo sob controle, os petistas vêem sinais de nervosismo do outro lado.
Para o presidente do Diretório Municipal do PSDB, Edson Aparecido, os resultados ainda mostram um cenário de estabilidade. "Mesmo com essa redução da diferença, ainda é uma vantagem considerável." Já Valdemir Gar- reta, do comando da campanha de Marta, diz que a propaganda na TV de ontem é um sinal de "desespero". "O Serra do bem virou Serra do mal", avalia.


Texto Anterior: Distância é de 9 pontos na pesquisa Ibope
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.