São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME ORGANIZADO
Comissão não tem indícios sobre envolvimento de Hildebrando e Farias
CPI não prova denúncia de Meres

da Sucursal de Brasília


A CPI do Narcotráfico ainda não tem indícios que sustentem a suspeita levantada pelo motorista Jorge Meres, de que o deputado Augusto Farias (PPB-AL) e o deputado cassado Hildebrando Pascoal (AC), expulso do PFL, comandariam uma quadrilha de roubo de cargas e caminhões, contrabando de armas e narcotráfico.
Após dois meses de investigações, a CPI já obteve prisões e reforçou as suspeitas sobre a atuação da quadrilha em Campinas e no Maranhão, mas conta ainda apenas com o depoimento da sua principal testemunha, o motorista, para envolver Hildebrando e Farias. Ambos negam os crimes.
"Por enquanto, só temos o depoimento de Meres", disse Robson Tuma (PFL-SP), sub-relator da CPI para lavagem de dinheiro. "Não é fácil confirmar a ligação entre eles, mas a maioria das coisas que Meres disse está sendo comprovada", afirmou Moroni Torgan (PFL-CE), relator da CPI.
O caso de Augusto Farias assemelha-se ao do legista Badan Palhares, que depôs na quinta-feira por quase 12 horas -suspeitas fundamentadas em reportagens, que os deputados tentam, sem sucesso, confirmar na CPI.
Segundo Torgan, Meres apontou o Hotel Deville, em Guarulhos (SP), perto do aeroporto de Cumbica, como um dos locais onde o suposto comando da quadrilha teria se reunido em 96 ou 97 para tramar a morte de um policial que investigava roubo de cargas. Teriam participado ainda o deputado estadual cassado José Gerardo de Abreu (MA), expulso do PPB, e o empresário William Sozza.
À Folha, Meres disse que a PF já havia localizado o hotel, uma funcionária e um porteiro de "cabelos grisalhos", que recebia "gratificações" e conhecia os acusados. O presidente da CPI, Magno Malta (PTB-ES), não confirmou a informação. (ABNOR GONDIM)

Texto Anterior: Piloto que leva cocaína ao Suriname joga a droga no mar
Próximo Texto: PF prende Gerardo em Brasília
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.