UOL

São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governantes brincam, diz Lula a "margaridas"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao receber trabalhadoras rurais ontem no Palácio do Planalto, disse que há muito tempo os governantes "brincam" com as reivindicações dos movimentos sociais para a reforma agrária.
"E essa questão da reforma agrária, essa questão da mulher na agricultura é a mesma há muito tempo. Ou seja, o movimento reivindica e há muito tempo os governantes brincam com o atendimento das reivindicações."
Durante a audiência com o presidente, a trabalhadora rural Geralda do Carmo Pereira, grávida de dois meses, sentiu-se mal e desmaiou. Pereira foi atendida por um ajudante de ordens. "Ela desmaiou por causa do mal-estar e da emoção de estar perto do presidente", disse Raimunda Damasceno, presente à audiência.
As duas mulheres fazem parte da comissão da "Marcha das Margaridas" -movimento de trabalhadoras rurais ligadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura.
A marcha acontece uma vez a cada dois anos. Em agosto, quando as "margaridas" estiveram em Brasília, Lula não pôde recebê-las. Elas encaminharam à Presidência uma pauta de reivindicações com 140 itens. Ontem, Lula recebeu um grupo de 40 mulheres e discutiu a pauta.
Segundo relato de Raimunda Damasceno, a coordenadora, Lula comprometeu-se a fazer com que os títulos da terra dos assentados sejam registrados no nome do casal e não apenas do homem.
"O mundo não pode ser dividido entre homens e mulheres. Entre aqueles que usam calça comprida e aqueles que usam saia", disse o presidente. (GA)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Presidente visitará países árabes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.