São Paulo, sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com Dilma e vice doentes, Lula deixa de fazer exame

Presidente faz checkup todos os anos, mas quis adiar procedimento em 2009

Em quase 8 anos de gestão presidente tem histórico de problemas menos graves de saúde, como pólipo nasal, bursite e lesões ortopédicas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Lula não teve muitos problemas de saúde desde que assumiu o cargo, em 2003. A maioria das vezes em que esteve no hospital foi para a realização de exames de rotina, o que procura fazer anualmente, com exceção de 2009.
Em um discurso no dia 9 de dezembro, em Brasília, Lula afirmou que não fez e não faria o checkup, apesar de achar necessário, porque o vice, José Alencar, e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) já estavam com problemas de saúde.
"Precisaríamos fazer check-up todos os anos porque você consegue antever uma coisa grave ou descobrir uma coisa grave. Todos os anos eu faço checkup, mas este ano eu não fiz porque o José Alencar está com problema de saúde, a Dilma teve o problema dela. Eu falei: pô, se eu fizer e der alguma coisa também, a República está desgraçada", disse Lula.
Fora os exames de rotina, o presidente fez uma cirurgia em fevereiro de 2005 para a retirada de um pólipo nasal (uma carne esponjosa que atrapalhava a respiração), no Instituto do Coração, em São Paulo.
Problemas nos dois tornozelos e nos ombros também já levaram Lula ao hospital. Em abril de 2003, Lula foi internado para uma ressonância nuclear magnética por conta de uma bursite (inflamação na bolsa que permite a articulação do ombro) no ombro esquerdo. Ele já sofria de dores crônicas no ombro direito pelo mesmo problema desde antes da posse.
Na época, os médicos optaram por ampliar para o ombro esquerdo o tratamento de fisioterapia e acupuntura que o presidente já fazia para o ombro direito e descartaram a necessidade de cirurgia.

Acidentes
Em novembro de 2003, ele torceu o tornozelo esquerdo em um acidente doméstico. Em 2006, teve uma torção no tornozelo direito. Nas duas vezes teve o pé imobilizado.
Lula já removeu dois terçóis (cistos nas pálpebras) e eventualmente sofre com crises de tendinite. Para resolver, recorre a uma tala para imobilizar o antebraço. No ano passado, na noite em que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016, Lula cortou a mão em um hotel na Suécia ao tentar resolver um vazamento na torneira do banheiro.
(SIMONE IGLESIAS)


Texto Anterior: Estresse é um dos principais motivos que levam ao problema
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.