São Paulo, sábado, 29 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Quero ficar só", afirma ex-ministro

da Sucursal de Brasília


Um dia depois de ser forçado a pedir demissão do Ministério do Esporte e do Turismo, Rafael Greca reassumiu o figurino de deputado e desabafou com uma citação a Greta Garbo: "I want to be alone (quero ficar só)".
A declaração foi feita ontem pela manhã, em frente ao prédio do ex-ministro, quando ele se deixava fotografar usando no paletó o broche da Câmara que identifica os parlamentares.
Dirigindo-se ao fotógrafo, Greca afirmou: "Como vocês são chatos. Como diria Greta Garbo, I want to be alone". A frase, que marcou a carreira da atriz, foi dita no filme "Grand Hotel", de 1932, em que Greta Garbo interpretou a dançarina Grusinskaya.
Na noite de quarta-feira, quando sua demissão era dada como iminente, Greca já havia dado mostras de sua contrariedade com o cerco da imprensa.
Por volta das 22h30, o carro do então ministro saiu da garagem em alta velocidade, com um um "sósia" agachado no banco de trás. O truque teve eficácia limitada, pois os jornalistas perceberam que Greca não estava no carro.
Na mesma noite, na última tentativa de ficar no cargo, ele telefonou ao presidente Fernando Henrique Cardoso e perguntou, com ironia: "O sr. quer me matar?"
Segundo a assessoria do ex-ministro, FHC respondeu com bom humor, convidando Greca para um encontro no dia seguinte (anteontem), quando lhe daria "um pouco de cicuta" -veneno usado pelos gregos nas condenações à morte. O filósofo Sócrates (469-399 a.C.) tomou cicuta.
A demissão de Greca acabou oficializada anteontem. Em uma tumultuada entrevista coletiva, Greca negou estar magoado com FHC. "Eu fiz tudo o que devia, e Brasília o que costuma (fazer)."
Ontem, em vez de tentar despistar a imprensa, o ex-ministro saiu caminhando da garagem do prédio. Disse que preferia se deixar fotografar por causa do risco de "atropelar" os fotógrafos. "Eles se jogam por cima dos carros."
Rejeitando o tratamento de "ministro", Greca corrigiu: "Ex-ministro. Ou melhor, deputado Rafael Greca (PFL-PR)".


Texto Anterior: Dutra deixou Fazenda sem comando
Próximo Texto: Ameaça à pasta é recado ao PFL
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.