São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA 1

Brasil cede vagas ao Paraguai no Parlamento do Mercosul

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para chegar a um acordo sobre o número de integrantes que terá no Parlasul (Parlamento do Mercosul), o Brasil cedeu para o Paraguai e terá o direito de eleger inicialmente 37 parlamentares, e não mais 75, como queria.
O número de vagas a que cada país terá no órgão -braço legislativo do bloco comercial que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai- foi definido ontem, após dois anos de debate, em Assunção, capital paraguaia.
O Brasil ainda terá a maior bancada. A Argentina também aceitou escalonar o seu número de representantes: serão 26 parlamentares. Paraguai e Uruguai terão 18 representantes cada um.
A decisão ainda depende do aval dos chefes de Estado, que se reúnem em junho para discutir o tema.
Os países podem agora estabelecer as regras para a eleição de seus parlamentares. Hoje o Brasil é representado por nove deputados e nove senadores do Congresso Nacional, que acumulam as duas funções.
Com a decisão, o Congresso terá de aprovar uma lei até setembro, a tempo de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) incluir os novos candidatos até 2010. (ANDREZA MATAIS E LETÍCIA SANDER)


Texto Anterior: Foco: Guiana bloqueia nova ponte na fronteira e quer presidentes na reabertura
Próximo Texto: Diplomacia 2: Governo descarta brasileiros para posto na Unesco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.