São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Do Piauí, pelo celular

Ribamar Vilela/uol.com.br
Na home do UOL, o vídeo gravado em celular pelo internauta Ribamar Vilela e enviado ao portal da TV Cidade Verde

O rompimento da barragem tomou aos poucos a atenção, ontem, a partir do meio da tarde. Mas só foi ocupar as manchetes com a confirmação da morte da primeira criança. Demoraram também as imagens, chegando antes a sites e canais de notícias em vídeo de celular, do momento do rompimento -e depois em foto de "divulgação" de governo.
No exterior, logo ocupou o topo das buscas de Brasil no Yahoo News, com Associated Press.



PÓS-GUERRA
Sebastião Salgado/Amazonas Imagens/nbpictures/guardian.co.uk
A "melhor foto" de Sebastião Salgado é lembrada por ele no "Guardian". Em 91 no Kuwait, fechando poço, "uma só fagulha e queimaria"

CPI DO PRÉ-SAL
Douglas Engle/nytimes.com
Na legenda do "NYT", ontem, "A companhia nacional do Brasil busca desenvolver os campos de petróleo no fundo do mar"

No "New York Times", "Inquérito sobre companhia de petróleo pode estragar planos do Brasil". Em suma, a CPI da Petrobras "ameaça complicar os esforços para tirar mais recursos dos campos de petróleo no fundo do mar que podem transformar o país numa potência global de energia". Ela "pode se arrastar" e, segundo a consultoria Gas Energy, "a questão é se o governo vai ter tempo de completar a reforma na lei".
Por outro lado, no Business News Americas, "Analistas dizem que escândalo da Petrobras é puramente político". Ouvindo consultorias, diz que deve "dar em nada", daí porque "o mercado ignora".

CPI PRIVADA
A coluna "Painel" informou anteontem que, sem a direção da CPI, a oposição decidiu por "investigação paralela, tudo centrado em Álvaro Dias". O blog de Josias de Souza informou que será "um time de técnicos especializados na área petrolífera". E o blog Radar, que serão "pessoas contratadas externamente pelos partidos".

SINOPEC ENTRE NÓS
Ecoando ontem por "WSJ" e outros, o jornal "O Estado de S. Paulo" deu que a Petrobras negocia com a gigante chinesa Sinopec a participação em duas áreas de concessão na Bacia do Pará-Maranhão, "considerada a nova fronteira exploratória brasileira". Se confirmada, seria "a estreia dos chineses na exploração de petróleo no Brasil".

YUAN VS. DÓLAR
Sob o título "China, América e o yuan", a "Economist" sugere que a visita à China do secretário do Tesouro dos EUA, Tim Geithner, é oportunidade para "um recomeço na política econômica sino-americana". Defende que "a cooperação tome o lugar da retórica" nas negociações sobre o dólar e a moeda chinesa.
E em Moscou o ministro Mangabeira Unger declarou à Reuters que o encontro dos Brics, no próximo mês, vai debater o papel dos emergentes nas instituições globais e "o domínio do dólar".

PARAÍSO
O "El País" ressaltou, de seu correspondente Juan Arias, que "o Brasil volta a ser o paraíso dos investidores estrangeiros". Conta que as aplicações no país dobraram em abril, "apesar da crise financeira global".

DERIVATIVO
E o "WSJ" postou ontem a reportagem "Brasil quer mais transparência na exposição aos derivativos", de Alastair Stewart, sobre os esforços de regulação. Cita o choque dos derivativos sobre diversas corporações.

GOVERNO GRANDE
KAL/economist.com
Na capa da nova "Economist", ilustração de Tio Sam e empresário (dir.), mais o alerta de que, para os "Negócios na América, é o próximo problema: Governo grande". Em suma, diz que, "em seu zelo para arrumar o capitalismo, o presidente Barack Obama não pode asfixiar o dinamismo da América". Com edição especial de 14 páginas, a revista reafirma seu credo liberal.

DIREITOS
Alamy/economist.com
A "Economist" saudou a Anistia Internacional por enfim defender a liberdade no novo relatório O Estado dos Direitos Humanos no Mundo. Já a BBC Brasil destacou o desrespeito aos indígenas por aqui


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Senado: Suspeita de depredação de apartamento será investigada
Próximo Texto: Justiça afasta Cassol do governo por 90 dias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.