São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

TSE absolve governador de Santa Catarina

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) absolveu na noite de ontem, por 6 votos a 1, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e seu vice, Leonel Pavan (PSDB), das acusações de abuso de poder econômico e político, por suposta utilização indevida dos meios de comunicação para se favorecer eleitoralmente em 2006.
A corte julgou um recurso da coligação "Salve Santa Catarina", que apoiava o segundo colocado da eleição, Espiridião Amin (PP).
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Santa Catarina já o havia absolvido e o parecer do Ministério Público Eleitoral opinado de forma contrária à cassação do mandato do governador.
O relator da ação, ministro Felix Fischer, não acatou as argumentações de Amin e seus aliados. Segundo eles, entre 2005 e 2006, o governo do Estado publicou propaganda institucional com dinheiro público, para beneficiar a imagem de Luiz Henrique.
O único voto pela cassação foi o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto.


Texto Anterior: Justiça afasta Cassol do governo por 90 dias
Próximo Texto: Campo minado: Fazenda acusa sem-terra de abater gado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.