São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

Fazenda de Dantas acusa sem-terra de abater gado

Líder do MST e Fetagri negam participação em ação no Pará

DA AGÊNCIA FOLHA

A Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S.A., que tem entre seus acionistas o banco Opportunity, de Daniel Dantas, acusou movimentos de sem-terra que atuam na sudeste do Pará de furtar e abater gado em uma de suas propriedades localizada entre os municípios de Curionópolis e Xinguara.
A região é foco de conflito entre seguranças da empresa e grupos de sem-terra, que invadiram diversas áreas pertencentes à agropecuária. Desde abril deste ano, 11 sem-terra e um segurança ficaram feridos a tiros nos confrontos.
Segundo a assessoria de imprensa da agropecuária, na terça-feira passada funcionários da fazenda Mundo Novo encontraram pelo menos 69 cabeças de gado mortas, sendo 29 delas abatidas a tiros. Pouco antes, ainda segundo a empresa, agricultores sem-terra haviam sido flagrados conduzindo gado dentro da propriedade. Os animais mortos foram avaliados, ao todo, em R$ 300 mil.
Charles Trocate, líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Pará, negou envolvimento em eventual ação na área. A direção da Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) também disse que não participou dos supostos furto e abate.
Em nota, a Santa Bárbara criticou o governo do Estado do Pará pelo não cumprimento de reintegrações de posse e disse que não conseguiu registrar um boletim de ocorrência na delegacia de Marabá porque o sistema estava fora do ar.
A Secretaria da Segurança Pública disse que o Estado cumpre as reintegrações de posse seguindo uma ordem cronológica. Segundo sua assessoria de imprensa, ainda estão sendo cumpridas reintegrações expedidas antes de 2007.
A secretaria reconhece eventuais problemas nos sistemas das delegacias, mas disse que assim que a rede é restaurada os boletins de ocorrência voltam a ser elaborados. (SF)


Texto Anterior: Saúde: Vice se diz otimista com tratamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.