São Paulo, segunda-feira, 29 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra invadem fazendas em São Paulo

Ações envolvem 15 áreas em oito cidades, dizem manifestantes; parte do grupo é ligada a José Rainha

DA AGÊNCIA FOLHA

Agricultores sem-terra invadiram entre anteontem e ontem 15 fazendas em oito cidades no interior de São Paulo, segundo relato de integrantes que participaram das ações.
As invasões ocorreram nas regiões da Alta Paulista e no Pontal do Paranapanema (oeste do Estado). O sem-terra Sérgio Pantaleão disse que as invasões são para protestar contra a "morosidade" do governo estadual nas questões relativas à distribuição de terras.
"A política de reforma agrária do governador José Serra é totalmente equivocada, voltada ao agronegócio", disse ele. Pantaleão estimou em 1.500 os manifestantes presente nas ações.
O diretor executivo do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Gustavo Ungaro, contestou as informações dos sem-terra e disse que o governo Serra tem investido em assentamentos rurais. "Só neste ano já criamos quatro novos assentamentos. O problema é que há várias ações judiciais que dificultam nosso trabalho", disse.
Segundo o diretor, só na região do Pontal, o Estado já ingressou com 55 ações judiciais relacionadas à reforma agrária.
Nos protestos haviam integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e do Mast (Movimento dos Agricultores Sem Terra). Parte do grupo que participou da ação é ligada ao ex-líder do MST José Rainha.
A cidade com mais invasões, segundo os sem-terra, foi Dracena (634 km de São Paulo), com quatro propriedades.
Não houve relato de confrontos. A série de ações teve início na madrugada de sábado. Ainda ontem ocorreram invasões. Para os sem-terra, as áreas são improdutivas e deveriam ser destinadas à reforma agrária. Em Presidente Prudente, policiais do 8º Batalhão da PM do Interior confirmaram invasões em ao menos cinco fazendas: duas em Dracena, uma em Junqueirópolis, uma em Caiuá e uma em Presidente Prudente.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Brecha em lei pode beneficiar superposseiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.