São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra quer lançar mini-hospitais para desafogar grandes unidades

DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato José Serra (PSDB) resolveu ressuscitar uma idéia do ex-ministro da Saúde Adib Jatene que os próprios tucanos ainda não testaram em seus mais de oito anos de governo do Estado.
Pelas promessas, os mini-hospitais serão unidades de 50 leitos cada uma, sem UTI e que serviriam como retaguarda para a assistência básica, além de desafogar os grandes hospitais de procedimentos menos complexos, como hérnia, varizes e apendicite. Ainda não está definido pela candidatura quantos serão realizados.
O Estado está construindo a primeira unidade em Sapopemba (zona leste), próximo a um grande hospital estadual da região. A idéia é que a grande unidade seja respaldo para a pequena, executando serviços de alimentação e lavanderia. Caso contrário, o mini-hospital torna-se economicamente inviável, afirma José da Silva Guedes, ex-secretário de Estado da Saúde do governo Covas e um dos responsáveis pelo programa de Serra na área.
"É uma maneira de ampliar a rede a um custo baixo e rápido", afirmou Guedes à Folha. Ele refuta as críticas do PT de que podem ser unidades frustradas.
A candidatura Serra também promete aumentar a rede de postos aproveitando a lógica do PSF (Programa Saúde da Família) e os remédios pelos Correios, além de clínicas especializadas.
A diferença dos CEUs da saúde, afirma Guedes, é que terão menos especialidades.

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.