São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Texto Anterior | Índice

TODA MÍDIA

De costas para o futuro

NELSON DE SÁ

O furacão foi a manchete nos sites, ontem, da Folha Online ao Globo Online.
No "Fantástico", Cid Moreira entrou anunciando uma nova e gigantesca montanha-russa nos Estados Unidos:
--O maior brinquedo do mundo!
Agosto vai chegando ao fim, Lula não renuncia nem se mata _e velhos petistas voltam a dar as caras e vozes, Marilena Chaui, Chico Buarque.
Não por coincidência, "foi uma semana chocha", avaliava Franklin Martins ontem na Globo News, sobre as três CPIs. Os meses passam e "é tudo hipótese". O comentarista global até se excedeu:
--A tese do ‘mensalão’ não conseguiu ser comprovada.
Quem fechou a semana foi Luis Fernando Verissimo, no mesmo festival literário de Chico Buarque. Chorou "mais uma vitória da direita":
--Lembra a queda de João Goulart, porque é a segunda tentativa de um governo manifestamente de esquerda que é abatido.
Dias antes, em "O Globo", ele prometia não "contribuir nem com silêncio constrangido para a tese propagada pela direita _de que é a prova de que um governo popular não tem competência nem para esconder a sujeira sob o tapete, como gente mais preparada".
Como ele, Emir Sader e Frei Betto voltaram à carga, fechando a semana nos sites Carta Maior e Adital.
O primeiro se revoltou com a declaração de Jorge Bornhausen ao site da Agência Estado, sobre a crise, de que "a gente vai se ver livre dessa raça por pelo menos 30 anos":
--O senador é das pessoas mais repulsivas da burguesia brasileira. Banqueiro, direitista, adepto da ditadura, do governo Collor, governo FHC, revela seu racismo e ódio ao povo brasileiro com essa frase que saiu do fundo da sua alma.
Do frade, entre alegorias cristãs, pagãs, brechtianas:
--As crises assustam, atraem sombras e escurecem as noites, porém, jamais evitam o alvorecer, exceto para aqueles que se deixam convencer que é mais cômodo caminhar de costas para o futuro.
E então surge Tarso Genro no "Jornal Nacional" de sábado e, ecoando de Chaui a Frei Betto, acena outra vez com a "transição" na economia:
--O PT não está morto nem escondido. Está reorganizando forças que para o governo Lula atinja a dignidade da nossa proposta transformadora.
Faltou, a todos, combinar com Lula. Segundo a coluna Brasília Online, de Kennedy Alencar, ontem na Folha Online:
--Ironia do destino, Lula achar que só pode ser salvo por uma política econômica com a qual convive mal.
Ele e toda a esquerda. Mas não, ele não vai mudar.

NHEENGATU


O "NYT" trocou o escândalo pelo ensino da "língua geral" na Amazônia

"New York Times", após uma febre de alguns dias sobre o escândalo, voltou à rotina e à Amazônia, com o desmatamento em queda, no sábado, e uma reportagem especial de Larry Rohter, ontem. Com muitas fotos e até destaque multimídia no site, o correspondente mostrou como a "língua geral" do Brasil, dos primeiros séculos da colônia, "sobrevive em um canto remoto da Amazônia". É o Nheengatu, falado até na rádio local.

Candidatíssimo 1

--Espero que Lula não renuncie, seria péssimo para todos.
Era FHC, no título de sua entrevista ao "Clarín". Ele está em campanha na mídia, do ABC ao Chile, sem falar do "Fantástico" _ao qual declarou que deixa um eventual terceiro mandato "nas mãos de Deus".
No jornal argentino, teve de responder sobre Chico Buarque, que criticou a "alegria raivosa da oposição" com a crise. FHC disse que também não gosta dela, a alegria raivosa.

Candidatíssimo 2

Do Blog do Cesar Maia, em sua cobertura irônica da briga de foice eleitoral no PSDB:
--Governo de SP: Paulo Renato é candidatíssimo!

Vão inventar

A ameaça de pizza chegou à escalada do "JN":
--A ameaça do acordão. Presidente do Conselho de Ética diz que sofre pressões para salvar mandatos. Relator da CPI também se queixa.
Do primeiro, Ricardo Izar:
--Realmente, fui ameaçado de que, se não fizer o que pretendem, vão inventar uma notícia a nosso respeito.

Show da vida

E o Ministério Público de SP tanto fez que dois promotores deram entrevista ontem ao "Fantástico", sobre o caso Celso Daniel. Mas não, eles não conseguiram a escalada.

nelsondesa@folhasp.com.br

Texto Anterior: Saiba mais: Paises ricos também teveram escândalos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.