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ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA
Site de Lula infla promessa para Rodoanel
Texto na internet diz que governo começou a liberar R$ 1,16 bilhão para trecho sul, mas Orçamento prevê R$ 33,9 milhões
Ministério e Dersa divulgam valores diferentes para obra em São Paulo, que recebeu comprometimento público federal de R$ 700 milhões
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O site da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição inflou os investimentos prometidos por
sua gestão às obras do Rodoanel, projeto viário que pretende
interligar as principais rodovias que passam por São Paulo.
Um texto disponibilizado na
internet a partir de 4 de agosto
na página do petista faz propaganda dos investimentos do governo federal no Estado, dizendo que "já começa a ser liberado R$ 1,16 bilhão para as obras
do trecho sul do Rodoanel".
O valor é 65% superior aos
R$ 700 milhões que foram
comprometidos publicamente
pelo governo Lula a essa etapa
da construção -em cinco parcelas anuais de R$ 140 milhões.
Mesmo essa verba prometida
ainda não foi liberada. Há no
Orçamento deste ano só R$
33,9 milhões para a obra.
O texto do site de Lula foi
modificado na semana passada,
depois de a Folha ter questionado a assessoria do candidato.
A expressão "já começa a ser liberado" foi substituída por "as
obras [...] receberão R$ 1,16 bilhão nos próximos anos", com a
ressalva de que a verba deste
ano é de só R$ 33,9 milhões.
O total de R$ 1,16 bilhão, porém, segue errado, segundo informações tanto da Dersa, empresa do governo estadual que
cuida da obra, como do próprio
Ministério dos Transportes.
O trecho sul do Rodoanel,
com 61 km, vai ligar a rodovia
Régis Bittencourt ao ABC paulista, passando pela Anchieta e
Imigrantes, para onde vão os
caminhões que se dirigem ao
porto de Santos, no litoral sul.
No total, desde que assumiu,
Lula repassou ao Rodoanel R$
34 milhões -R$ 8,75 milhões
para a alça sul (0,34% da previsão da obra) e R$ 25,28 milhões
para a oeste (1,8% do total).
O contrato da obra foi firmado pelo valor de R$ 2,58 bilhões, mas ela depende ainda
de uma licença de instalação,
para a qual falta um aval do
Ibama, órgão federal. Mas há
gastos com projetos e licenciamento. A Dersa afirma que já
desembolsou R$ 64 milhões.
O Ministério dos Transportes chegou a confirmar a promessa de apenas R$ 700 milhões. Mas depois disse que a
alça sul do Rodoanel teria um
custo total de R$ 2,75 bilhões,
dos quais R$ 915,5 milhões seriam repassados pela União. A
Dersa nega a veracidades dos
valores. A assessoria da campanha de Lula diz que as informações do site foram recebidas de
integrantes do ministério.
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