São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demarcação é mais que disputa, diz governador

DA AGÊNCIA FOLHA DOS ENVIADOS À RAPOSA/SERRA DO SOL

O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), afirmou à Folha que o imbróglio em que se transformou a demarcação da terra indígena Raposa/ Serra do Sol não é apenas uma disputa entre índios e arrozeiros.
"Os arrozeiros são apenas uma das partes no processo. A questão é muito mais complexa", disse. "Grande parte dos indígenas discorda [da demarcação contínua]", acrescentou o governador.
Embora a decisão sobre a situação na reserva tenha sido adiada, índios favoráveis à demarcação contínua comemoraram o voto do ministro Ayres Britto dançando forró até as 3h da manhã na Vila Surumu.
Os arrozeiros também comemoraram o pedido de vista, no entanto, ontem houve apenas reclamações do relatório de Ayres Britto.
O Exército faz hoje troca de comando na 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista (RR). Sai o general Eliéser Girão Monteiro Filho, que é contrário à retirada de não-índios da terra indígena Raposa/Serra do Sol, e entra o general Carlos Alberto Neiva Barcellos, que tem posição neutra sobre o assunto, segundo militares.


Texto Anterior: Saiba mais: Cada índio dispõe de quase meio Ibirapuera
Próximo Texto: Área de cultivo de arroz dentro de terra indígena aumentará na próxima safra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.