São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

O pré-sal é nosso?

Na manchete da Folha Online, "pré-sal vai reduzir a pobreza no Brasil, diz Lula". E na da Reuters Brasil, "ministérios vão receber o possível do pré-sal, diz Lula". Pouco antes, o novo ministro da Cultura havia pedido 1% do dinheiro dos novos campos. E prossegue o debate, em vazamentos diários.
A novidade é que até a "Economist" entrou na conversa -em defesa da Petrobras- com a chamada de capa "Brasil debate sua mina de ouro do petróleo". Nos enunciados internos, ao lado de imagem de nova plataforma: "Um tipo engraçado de recompensa", "Bem quando começa a produção das novas grandes reservas da Petrobras, o governo considera mudar as regras". Para a revista, antes de resolver se o dinheiro vai mesmo para a educação, Lula "deveria assegurar que não cause dano à empresa que achou o tesouro", ela que é só "parcialmente estatal".

NA FLORESTA
economist.com
Em outro texto, a revista também apóia extrair dos campos já descobertos na Amazônia, explorar mais -e, como exemplo de que é possível, sim, respeitar a floresta, dá o projeto de gás da Petrobras, o novo amor da "Economist"

ESCUDO À BRASILEIRA
video.globo.com
O ministro Roberto Mangabeira Unger justificou à Associated Press o plano de defesa que levou a Lula, com elevação dos recursos ao setor, dizendo que, "se o Brasil quiser se tornou potência mundial, precisa de um escudo de defesa". Visa "proteger as fronteiras da Amazônia e as reservas de petróleo na costa, que poderiam transformar o Brasil".
E ontem a Globo destacou a "simulação de guerra dos pilotos de caça, com 44 aeronaves". Mas é na fronteira com Paraguai e Bolívia, não na costa.

"BUSH 3"

Mais da nova "Economist". Enquanto o "New York Times" publicava editorial sobre Barack Obama, cobrando menos arte e mais substância, a revista já mostrava o republicano, cobrando, em seu primeiro editorial: "Traga de volta o verdadeiro John McCain".
Lamenta que ele tenha assumido "a política externa de falcão, a conversa de religião e aborto, os cortes irresponsáveis de impostos: tudo isso soa demais como Bush 3". E encerra a revista, sem maior esperança: "Nós preferíamos McCain 1".

RUÍDO 1
O "NYT" noticiou que o vice de McCain sairia hoje, sexta. E o Drudge Report tentou emplacar o ruído de que iria "vazar" antes do discurso de Obama etc. Fim do dia e o site Politico deu que os republicanos "abasteciam a especulação" de Drudge.

RUÍDO 2
Enquanto isso, o site liberal TPM já tenta fazer ruído na convenção republicana, que abre segunda, quando o furacão Gustav alcança os EUA. Fala-se em adiar. Do marqueteiro Karl Rove, ecoando Katrina: "O tempo não dá folga aos republicanos".

"SÃO PAULO: HOMICÍDIO"

Manchete do UOL, fim do dia, em reportagem da Folha Online, "São Paulo: Tragédia no metrô terá denúncia por homicídio". Na escalada do "Jornal Nacional", já em outro diapasão, "São Paulo: A polícia conclui o laudo sobre o desabamento na Linha 4 do Metrô".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Eleições 2008 / Perfil do eleitorado: Número de eleitores com 16 e 17 anos diminui 20%
Próximo Texto: Operação João de Barro: PF deixou de grampear secretário de Relações Institucionais do PT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.