São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Pesquisa com donos de telefone fixo mostra redução de 11 para 6 pontos percentuais

Entre os "com-telefone", cai a diferença Serra-Garotinho

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

A vantagem de José Serra (PSDB) para Anthony Garotinho (PSB) caiu de 11 para 6 pontos percentuais, e os dois estão agora em situação de empate técnico em segundo lugar no rastreamento eleitoral do Datafolha.
Após pesquisa por telefone concluída anteontem à noite, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou com 40% das intenções de voto, registrando a mesma taxa pela quarta rodada seguida.
José Serra (PSDB) foi de 23% para 21%, e Anthony Garotinho (PSB), de 12% para 15%. Ciro Gomes (PPS) manteve-se com 14%.
No limite da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Serra e Garotinho podem ter 18% cada um.
Atenção: os resultados se referem a um segmento específico do eleitorado, o dos cerca de 54% que têm telefone fixo em casa. Não podem ser comparados com os números da pesquisa tradicional, publicada nas páginas 1 e 3.
No rastreamento, cada rodada se refere à "média móvel" (veja ao lado como isso é calculado) das duas últimas pesquisas -que são feitas três vezes por semana, nos dias seguintes às exibições de programas dos presidenciáveis no horário eleitoral gratuito na TV.
O atuais 21% de Serra são, portanto, uma média da pesquisa feita na quarta-feira com a de anteontem, e os 23% anteriores, da pesquisa realizada no domingo passado com a de quarta-feira.
Anteontem, Serra obteve taxa abaixo de 21%. Como obteve intenções de voto acima disso na quarta, a média ficou em 21%. O objetivo do Datafolha, ao usar o critério de "média móvel", é aumentar o número de entrevistas, baixando a margem de erro.


Texto Anterior: Avaliação do governo FHC permanece estável
Próximo Texto: Folclore Político - Fernando Moraes: Os quase mártires das Diretas Já
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.